Publicidade

“Assunto jamais tratado na teledramaturgia televisiva”, diz Gloria Perez sobre ‘Travessia’

A autora de ‘Travessia’ explicou quais pautas e enredos o público pode esperar e refletir na nova novela da Globo

"Assunto jamais tratado na teledramaturgia televisiva", diz Gloria Perez sobre 'Travessia'
“Assunto jamais tratado na teledramaturgia televisiva”, diz Gloria Perez sobre ‘Travessia’ – Divulgação/Rede Globo/Fábio Rocha

Na manhã dessa sexta-feira, 9 de setembro, parte do elenco de Travessia, nova novela das 9 da Rede Globo, se reuniu em coletiva de imprensa para falar sobre o que o público pode esperar da trama. Além de atores como Chay Suede, Drica Moraes e Lucy Alves, a autora Gloria Perez e o diretor artístico, Mauro Mendonça Filho, também estiveram presentes.

Publicidade

Como é o enredo de Travessia?

Travessia conta a história de Ari (Chay Suede) e Brisa (Lucy Alves) que cresceram juntos no interior do Maranhão. A mãe dele, Núbia (Drica Moraes) é uma comerciante local que destinou todas suas economias para possibilitar ao filho um futuro melhor.

Ari estudou, se formou em arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor desde menino e mentor, se dedica à defesa do patrimônio histórico maranhense. Já Brisa cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora.

À medida que os dois foram crescendo, descobriram um romance despretensioso. As coisas aceleram quando eles descobrem que estão esperando um bebê. Mas Núbia não gostou nada disso porque, para ela, o filho ‘estudado’ e promissor merecia coisa melhor.

Na história, Ari teve uma chance de viajar ao Rio de Janeiro a trabalho. Por conta da viagem, eles precisaram adiar o casamento, mas Ari demora tempo demais em terras fluminenses e passa a dar cada vez menos notícias. A maranhense estranha o comportamento e decide ir atrás dele.

Publicidade

Quando está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas acusam Brisa de ser uma sequestradora de crianças. Trata-se de uma deep fake. O material viraliza nas redes sociais e, a partir deste momento, atravessa de maneira transformadora a vida da jovem.

Gloria Perez fala sobre sua obra

Durante a entrevista coletiva, Gloria Perez disse que pretende abordar novos assuntos em Travessia: as novas modalidades de crimes que surgiram com a internet. Segundo a escritora, que está prestes a completar 40 anos de estreia como autora de novelas, a trama trará assuntos que ainda não foram vistos na teledramaturgia televisiva.

“Gosto de olhar a sociedade através do avanço das tecnologias. Porque cada tecnologia nova introduz dramas novos. Temos um grande avanço tecnológico que deixa o mundo pequeno porque podemos fazer nossa voz chegar a qualquer lugar. Mas como usar isso? Acho que é sobre isso que queria que as pessoas refletissem. A novela é focado no humano com relação a tecnologia. Não vai ser uma novela high-tech. O foco da gente é o humano”, explicou.

Publicidade

O retorno de Drica Moraes às novelas

“Como já dissemos, Travessia contará com uma atriz bem querida do público: Drica Moraes! “Eu estava realmente há uns 7 anos sem fazer novela, mas fazendo filmes e séries. Fiquei 3nanos no ‘Sob Pressão’ e estava com muita saudade de fazer novelas, só não estava tanto porque é uma chuva de reprises” disse, em menção às exibições de Verdades Secretas, Império e O Cravo e a Rosa.

A atriz falou sobre a alegria de voltar a atuar em uma novela: “Eu estava com saudade de fazer novela porque é uma dinâmica muito ágil. As séries são muitos planos para cada cena, são muitos takes para cada plano… E a novela tem uma agilidade que me seduz”. Drica ainda elogiou Gloria e Mauro: “Encontrar velhos amigos, como o Maurinho, como pessoas da equipe… Conhecer Gloria, que está sendo um prazer enorme. O texto é de uma qualidade absurda, a maneira como ela consegue retratar personagens tão peculiares”.

Qual será a música de abertura de Travessia?

“Hoje o tempo voa, amor!”. Quem aí se lembra desse sucesso de Lulu Santos? A música de abertura da novela será Tempos Modernos em uma voz muito especial: Seu Jorge. “A gente fez o convite e ele aceitou. Vamos fazer um arranjo moderno de um clássico. Música é que nem uma travessia: as que são boas perduram com o tempo”, explicou Mauro.

Publicidade