Publicidade

Cheiro de queimado em São Paulo? Moradores reclamam do odor da cidade

A cidade de São Paulo amanheceu com névoa e cheiro de queimado, que pode ser sentido em diversos pontos da metrópole

São Paulo amanhece com cheiro de queimado e névoa
São Paulo amanhece com cheiro de queimado e névoa – Reprodução/ TV Globo/ G1

Nesta sexta-feira, 9, a cidade de São Paulo amanheceu diferente. Isso, porque além da poluição tradicional, visual e olfativa, da metrópole, moradores também reclamaram de um forte cheiro de queimado hoje, pela manhã.

Publicidade

O odor pode ser sentido em alguns bairros da cidade, da Zona Sul, Norte e Leste, e internautas, prontamente, comentaram nas redes sociais sobre o caso. Os mesmos ainda pontuaram que não identificaram de onde vem o cheiro, já que a cidade não tem indícios de fogo alto.

O QUE PODE SER O CHEIRO DE QUEIMADO E A NÉVOA EM SÃO PAULO

Além do odor de queimado, quem olha pela janela também consegue avistar uma névoa nesta manhã.

Em nota oficial emitida nesta manhã, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não chegou a receber reclamações, mas está em processo de análise nos dados de medição da qualidade do ar.

Ainda, até às 07h, o Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb alegou que não recebeu nenhuma reclamação ou foi acionado pelo fato. “Está em processo uma avaliação detalhada dos dados de medição das estações de qualidade do ar da Cetesb”, informou.

Publicidade

Queimadas na Amazônia

Para a TV Globo, Cesar Souto, meteorologista da Climatempo, disse que descarta a relação com o aumento do desmatamento da Amazônia, que registrou o segundo pior agosto da série histórica, conforme dados divulgados nesta semana pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Dá para você ver um pouco de efeito da fumaça da Amazônia, principalmente em áreas de São Paulo que estiverem com o horizonte mais amarelado. Esse amarelado identifica, sim, a presença de fumaça de queimadas da Amazônia.”

O especialista ainda esclareceu que “é fumaça das queimadas. E ela avança em direção ao estado de SP. Então podemos, sim, estar tendo o efeito dessa fumaça em São Paulo e na Região Metropolitana. Só não tem como cravar que a fumaça é só isso”.

Publicidade

Confira os comentários de alguns internautas: