Publicidade

Beber água durante o treino: consequências da desidratação no esporte a curto e longo prazo

Costuma beber água ao se exercitar? A falta do consumo de água durante o treino gera, a princípio, um desequilíbrio da temperatura corporal

Beber água durante o treino: consequências da desidratação no esporte a curto e longo prazo
Beber água durante o treino: consequências da desidratação no esporte a curto e longo prazo – Freepik

Você sabia que o corpo humano perde em média de um a dois litros de líquidos por hora durante a prática de exercícios em decorrência da transpiração? Consequentemente, se a quantidade de água não foi recompensada, há um desequilíbrio da temperatura corporal, afetando o desempenho físico. Se há como se cuidar, nada de prejudicar o corpo – e o treino – por um simples erro.

Publicidade

Desidratação no esporte a curto e longo prazo

Como explicou a nutricionista Nathália Guimarães para o portal de notícias Eu Atleta, sede, aumento da temperatura corporal, início de fadiga, ritmo cardíaco e respiração acelerados e diminuição da capacidade do treino são algumas das primeiras consequências da desidratação.

Para além de equilibrar a temperatura corporal, a hidratação durante o treino ainda lubrifica as articulações e ajuda no transporte de nutrientes pelo corpo todo. Mas o que acontece com seu organismo se você se esquivar do consumo de água na prática esportiva?

A curto prazo, a desidratação no treino, como dito, eleva a temperatura corporal, reduzindo a capacidade aeróbica, acelerando o aparecimento da fadiga, falta de ar, fraqueza e facilitando o desenvolvimento de lesões relacionadas ao calor.

A longo prazo, a pessoa pode começar a sentir febre ou calafrios, além de secura nos canais lacrimais. Infecções de urina, identificadas a priori por cor e odor fortes, também podem ocorrer. Por fim, as pedras no fim também são consequência da falta de hidratação – a pouca quantidade de água no organismo prejudica a ação dos rins, que acumulam e petrificam os agentes tóxicos que foram as pedras.

Publicidade

Quanto de água devo tomar?

Existe uma conta rápida que te indicará quanto de água aproximadamente você deve tomar em um dia. Para isso, pense que cada quilograma do seu corpo precisa consumir 35 ml de água. Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve multiplicar o número 70 por 35, o que resultará em 2450 ml, ou 2,450 L de água.

Sobre o consumo de água antes do treino, o indicado é que, para além do número resultante da conta acima, você deverá tomar 500 ml de água duas horas antes de a prática de exercícios para eliminar as impurezas do corpo antes de começar a se exercitar. O consumo de água durante o treino deve ocorrer de maneira gradual, ou seja, aos poucos. A quantidade de água consumida também dependerá do seu nível de suor. Uma pessoa que sua mais deve se hidratar mais também.

Publicidade