Brasil ultrapassa Estados Unidos em porcentagem da população vacinada com a primeira dose
Brasil aplicou mais a primeira dose em sua população do que os EUA, mas segue atrás na vacinação completa

Brasil aplicou mais a primeira dose em sua população do que os EUA, mas segue atrás na vacinação completa
O Brasil ultrapassou os Estados Unidos em porcentagem de população vacinada com a primeira dose das vacinas contra a covid-19, de acordo com dados do site de monitoramento da vacinação Our World in Data, nesta quinta-feira, 26.
O relatório de pessoas imunizadas aponta que o país vacinou parcialmente 61,01% dos brasileiros enquanto 60,6% dos norte-americanos receberam a primeira dose.
+++ São Luís, MA, é a 1ª capital brasileira a aplicar doses de reforço da vacina durante a pandemia
Embora o Brasil tenha ultrapassado os EUA em relação à primeira dose, o país ainda continua bastante para trás em porcentagem de pessoas que receberam as duas doses e estão totalmente imunizados. 51,36% dos norte-americanos estão totalmente vacinados, contra apenas 26,64% dos brasileiros.
Vale ressaltar que, em números absolutos, os EUA têm uma população maior do que a do Brasil, 328,2 milhões de habitantes, e vacinou mais pessoas com uma dose. Mas não proporcionalmente mais do que o Brasil, que vacinou 129,6 dos seus 213,3 milhões de habitante.
Baixa adesão da segunda dose
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 8 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina atrasada. Além de problemas de abastecimentos dos postos, o principal motivo associado a esse alto número de pessoas que não tomaram a segunda dose está o medo das reações adversas das vacinas.