Publicidade

Consumir fibras pode ajudar contra alergias, de acordo com estudo

Segundo pesquisas realizadas, rotina alimentar rica em fibras fortalece a pele e reduz sintomas relacionados a alergias

Consumir fibras pode ajudar contra alergias, de acordo com estudo
Consumir fibras pode ajudar contra alergias, de acordo com estudo – Foto de Deeana Arts no Pexels

Já parou para pensar se a sua rotina alimentar é rica em fibras? Se não, aconselhamos você a ter algumas mudanças. Isso porque pesquisas realizadas na Austrália, no Reino Unido e na Suíça, a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes fortalece a pele e reduz sintomas de doenças alérgicas. Os estudos foram feitos em ratos e o próximo passo serão os estudos clínicos em humanos.

Publicidade

Consumir fibras pode ajudar contra alergias e te explicamos por quê

Segundo os cientistas, após o consumo, as fibras são fermentadas no intestino por bactérias que produzem o butirato (o butirato é um tipo de gordura capaz de fortalecer a camada externa da pele, impedindo a desidratação e a penetração de causadores de alergia). Essa substância acelera o metabolismo e, consequentemente, gera proteínas e gorduras necessárias para manter a pele saudável.

“Há grande potencial na aplicação dessa substância (butirato) na pele, com efeitos diretos no local onde o tratamento é necessário. É uma substância segura, que pode ser testada em ensaios clínicos muito rapidamente”. Foi o que disse Ben Marsland, da Universidade Monash. 

Para que os pesquisadores chegassem a essas conclusões, grupos de camundongos analisados foram submetidos a uma dieta rica em fibras e outros com dieta pobre em fibras. Os ratos tinham uma inflamação cutânea na região das costas semelhante à dermatite atópica, induzida por substâncias químicas. Os ratos alimentados com dieta rica em fibras e os que receberam butirato tiveram redução de danos na área inflamada.

Mas, quais alimentos são ricos em fibras? Aveia, morango, frutas com casca como a maçã, pera e pêssego, além das leguminosas secas, como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico são algumas opções para você adicionar à sua rotina alimentar e, assim, melhorar sua saúde da pele.

Publicidade