bem-estar   / Terapias Alternativas

Crioterapia: entenda porquê atletas mergulham em bacias de gelo após a prática de esportes

Segundo praticantes da técnica, os benefícios da crioterapia ultrapassam senseções físicas e ajudam no controle da mente

Bons Fluidos Publicado terça 1 setembro, 2020

Segundo praticantes da técnica, os benefícios da crioterapia ultrapassam senseções físicas e ajudam no controle da mente
Descubra os benefícios da crioterapia - Instagram/ @wimhof

Se você acompanha o pós-jogo de campeonatos de futebol, natação, atletismo e outros esportes que exigem muito esforço físico, certamente já viu algum atleta mergulhando em uma banheira repleta de pedras de gelo após a competição.

O ato de "congelar" após a prática de esportes pode parecer inusitado e até desagradável para quem não gosta de baixas temperaturas, no entanto, a tendência, que atende pelo nome de crioterapia, está se tornando cada vez mais popular. 

Embora a prática seja muito comum para atletas conhecidos e até pessoas comuns, as pesquisas sobre o tema ainda são muito recentes e muitos dos benefícios sentidos pelos praticantes ainda não foram comprovados. No entanto, quem adotou a crioterapia diz sentir efeitos positivos físicos e mentais. 

Segundo o atleta holandês Wim Hof, mais conhecido pelo apelido de "Iceman" (homem de gelo, em português), ficar imerso no gelo significa muito mais do que deixar que as baixas temperaturas aliviem a tensão muscular. 

+ VEJA TAMBÉM: Ventosaterapia: descubra como funciona a técnica de sucção milenar e seus benefícios

Ele defende que o ato de suportar às baixas temperaturas está o ajudando a ter um maior controle sobre o seu corpo e mente. O atleta ficou famoso depois de bater 20 recordes no Guinness Book por suas façanhas em baixas temperaturas. 

"Um estudo de 2014 que injetou uma endotoxina em praticantes do Método Wim Hof ​​mostrou que eles eram capazes de controlar o sistema nervoso e a resposta imunológica. Isso pode significar que o Método Wim Hof ​​é uma ferramenta eficaz para combater os sintomas de várias doenças auto-imunes", escreveu ele em seu site oficial. 

A ciência apontou que a crioterapia pode oferecer inúmeros benefícios à saúde, no entanto, a prática não é recomendada para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, de pressão alta e gestantes.

Benefícios

1. Alívio da dor e recuperação muscular
2. Perda de peso
3. Redução da inflamação
4. Prevenção de demência
5. Prevenção e tratamento do câncer
6. Reduz sintomas da ansiedade e depressão
7. Melhora os sintomas de eczema
8. Trata enxaquecas
 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:11:19 (1043347).