Publicidade

Dieta sem carne: mitos e verdades sobre o veganismo

Muito além de uma dieta sem carne, o veganismo é um estilo de vida; profissionais explicam o que é verdade e mentira sobre a prática

Dieta sem carne: mitos e verdades sobre o veganismo
Dieta sem carne: mitos e verdades sobre o veganismo – Foto de Ella Olsson no Pexels

A dieta vegana é, de um lado, apontada como a “salvação” por quem segue esse estilo de vida; mas também é criticada por muitos. Da mesma forma, não falta quem acredite que cosméticos veganos são menos eficazes, ou que pacientes veganos não têm resultado quando fazem procedimentos estéticos. O que é verdade e o que é mito nessa história?

Publicidade

“Em toda dieta baseada em plantas, o importante é priorizar a escolha de alimentos saudáveis e variados. É indispensável que em todas as refeições sejam identificados proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade. O ideal é que esse hábito alimentar seja o mais variado dentro do possível, para permitir o aporte de todos os nutrientes necessários”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Confira 6 mitos e verdades sobre o veganismo!

Alimentação vegana nem sempre é mais saudável. VERDADE. A dieta vegana também pode contar com muitos alimentos ultraprocessados. Segundo a médica, é importante prestar atenção ao que você está comprando e entender como aquele produto foi fabricado e o que traz em sua composição. Mas a melhor opção para aqueles que desejam abandonar os produtos de origem animal de maneira realmente saudável é apostar nas preparações caseiras de alimentos vegetais in natura.

Dieta vegana faz o cabelo cair. MITO. Se bem estruturada, a dieta vegana não interfere na saúde e crescimento dos fios. “A dieta vegana precisa contar com alimentos fontes desses aminoácidos, como feijão, lentilha, brotos, soja, grão de bico, quinoa, amêndoa, nozes e castanha-do-Pará. A tradicional combinação brasileira de feijão com arroz é eficiente porque garante os dois: o arroz é rico em metionina e deficiente em lisina, enquanto o feijão é rico em lisina e deficiente em metionina”, explica a profissional.

No geral, suplementos são necessários para pessoas veganas. VERDADE. Segundo a médica nutróloga, geralmente é possível que uma dieta baseada no consumo de vegetais ou exclusivamente composta de vegetais, desde que bem planejada, conte com todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde do organismo.

Publicidade

Dieta vegana protege os rins. VERDADE. Esse tipo de dieta também pode trazer benefícios aos rins, de acordo com explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada. “Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Isso acontece porque há um maior aporte de fibras e antioxidantes na dieta”.

Dieta vegana afeta a fertilidade. DEPENDE. “De uma forma geral, temos que pensar em ofertar os nutrientes adequados para o organismo, sejam eles de origem animal ou vegetal. Quando a dieta fornece os macros e micronutrientes necessários, não há interferência alguma da alimentação para dificultar a concepção de um filho”, explica o Dr. Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana.

Cosméticos veganos são mais fracos. MITO. Não há nenhuma definição oficial para cosméticos veganos, mas esses produtos normalmente são classificados como cosméticos que não possuem ingredientes de origem animal, nem subprodutos de animais e que também não são testados em animais, segundo Maria Eugênia Ayres, farmacêutica.

Publicidade

“Os benefícios dos cosméticos veganos são os mesmos que os tradicionais. Eles ajudam a hidratar, retardar sinais de envelhecimento e fazer tudo aquilo que os convencionais fazem, mas sem utilizar produtos de origem animal. Para isso, utilizam equivalentes químicos e vegetais, garantindo os cuidados da pele e da beleza”, garante.