Diga não à microbiota desequilibrada: probióticos são aliados do intestino
Especialista explica a importância das bactérias do bem, os probióticos, para o bom funcionamento intestinal
Especialista explica a importância das bactérias do bem, os probióticos, para o bom funcionamento intestinal
Muito tem se falado sobre o consumo de probióticos, tanto que eles representam um dos mercados que mais cresce no país, com projeção de 11% até o fim de 2022, de acordo com pesquisa da Ganeden. Globalmente os probióticos também estão conquistando espaço entre os suplementos; segundo o mesmo estudo, este mercado está previsto para atingir US $ 64 bilhões a um CAGR de 7,0% até o fim do ano.
Mesmo bastante conhecidos, inclusive pela recente inserção em cosméticos por sua funcionalidade, nem sempre as pessoas sabem exatamente o que eles são: micro-organismos vivos com o poder de recolonizar principalmente os intestinos e, com isso, trazer inúmeras vantagens à saúde.
Tais organismos são tão importantes que podem ter ligação direta com inúmeras patologias mentais e físicas como irritação, desânimo, sono ruim, enxaqueca, memória fraca, queda da imunidade, sobrepeso, acne, pele envelhecida, carências nutricionais, barriga estufada, dores abdominais, diarreias e constipação frequentes, todas relacionadas a desequilíbrios do trato gastrointestinal.
“Há grupos de especialistas que consideram o intestino como o nosso “segundo cérebro”, dada sua tamanha importância para o funcionamento do corpo. Muitos também defendem a hipótese de que todas as doenças tenham sua origem nesse órgão”, relata Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita – CEPS.
Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.