Publicidade

Evite 7 hábitos prejudiciais aos fios para conquistar cabelos bonitos e saudáveis

Estilo de vida e cuidados diários, incluindo desde alimentação até a lavagem dos cabelos, podem impactar diretamente a saúde dos fios

Evite 7 hábitos prejudiciais aos fios para conquistar cabelos bonitos e saudáveis
Evite 7 hábitos prejudiciais aos fios para conquistar cabelos bonitos e saudáveis – Freepik

Os cabelos são a moldura do rosto. Não à toa, os fios são um dos principais focos durante nossa rotina diária de cuidados, afinal, todos nós queremos conquistar cabelos bonitos, fortes, brilhosos e saudáveis. Mas de nada adianta passar horas tratando os cabelos enquanto ainda realizamos hábitos que prejudicam a saúde dos fios. Então, para te ajudar a conquistar madeixas bonitas, a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista, apontou hábitos que podem estar colocando em risco a beleza dos seus cabelos:

Publicidade

Evite 7 hábitos prejudiciais aos cabelos

Tabagismo: o hábito de fumar pode prejudicar o couro cabeludo e, consequentemente, os fios. “As substâncias tóxicas presentes no cigarro podem levar à vasoconstrição, assim reduzindo a oxigenação e o aporte de nutrientes, que são essenciais para que o cabelo permaneça saudável e cresça adequadamente”, explica a Dra. Jaqueline Zmijevski. Ela ainda explicou que o cigarro deixa os fios amarelados por conta da oxidação e opacos.

Alimentação desbalanceada: uma alimentação desequilibrada com falta de nutrientes pode afetar diretamente a saúde capilar. “Em momentos de carência nutricional ou dietas restritivas, o organismo tende a priorizar os órgãos e tecidos vitais, o que não é o caso dos cabelos. Por isso, os fios são um dos primeiros afetados por desequilíbrios nutricionais, sofrendo, muitas vezes, com estagnação de crescimento e queda”, afirma a médica, que ressalta a importância de manter uma dieta saudável e balanceada.

Higiene incorreta: a higiene regular do couro cabeludo é fundamental para manter a saúde capilar, já que evita o acúmulo de oleosidade e resíduos que, por sua vez, podem favorecer a proliferação de fungos, queda de cabelo e favorecer doenças como a dermatite seborreica. Mas o hábito deve ser realizado da maneira correta. Evite o uso de temperaturas muito altas na hora de lavar os cabelos, concentre o shampoo no couro cabeludo e o condicionador nas pontas.

Estresse: o controle do estresse é outra medida que deve fazer parte da rotina de quem deseja madeixas bonitas e saudáveis. “O cortisol é o principal hormônio liberado quando estamos sob efeito de estresse. O problema é que níveis elevados de cortisol podem levar a um quadro inflamatório que impede o crescimento dos fios e está envolvido no processo de queda dos cabelos”, alerta a médica.

Publicidade

Falta de sono: sono de qualidade é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Se a qualidade do seu sono está ruim, saiba que você pode estar colocando a saúde dos seus cabelos em risco.

Uso de ferramentas de calor: o secador e a chapinha também podem prejudicar os fios se utilizadas de maneira frequente e incorreta. Para minimizar os danos aos fios, a médica recomenda maneirar no uso das ferramentas de calor e, quando utilizá-las, investir no uso de um protetor térmico.

Consumo de álcool: as bebidas alcoólicas, se consumidas com frequência e em quantidade excessiva, também podem impactar na saúde dos cabelos. “Em curto prazo, o álcool prejudica a hidratação de todo o organismo, inclusive dos cabelos, que se tornam mais ressecados, frágeis e quebradiços. Já a longo prazo, as bebidas alcóolicas podem prejudicar o aporte de nutrientes para os fios e aumentar a inflamação do couro cabeludo, favorecendo, consequentemente, a queda de cabelo, além de contribuir para piora da dermatite seborreica, por exemplo”, diz a especialista.

Publicidade

Por fim, a médica ressalta que, se você experimenta alterações nos fios e couro cabeludo mesmo evitando os maus hábitos, o mais importante é consultar um profissional especializado.