Evite o mau hálito! 11 alimentos que ajudam a combater a halitose

A halitose está associada a presença de enxofre e bactérias no trato digestivo; alguns alimentos atuam matando essas bactérias

Bons Fluidos Publicado sexta 5 fevereiro, 2021

A halitose está associada a presença de enxofre e bactérias no trato digestivo; alguns alimentos atuam matando essas bactérias
Saiba quais alimentos consumir para evitar o mau hálito - Freepik

Uma boa higiene dental é a melhor maneira de prevenir o mau hálito, mas os alimentos que você ingere também podem causar um grande impacto. Muitas pessoas associam o alho e cebola ao mau cheiro na boca, no entanto, a halitose não está associada apenas a alimentos fedorentos. 

As bactérias que surgem na boca produzem compostos de enxofre, que quebram as partículas de comida e células mortas e provocam o mau hálito. Alguns alimentos atuam como remédios e ajudam o seu organismo a se livrar das bactérias que causam a halitose. 

+ VEJA TAMBÉM: Probióticos podem combater do mau hálito ao câncer

Veja 10 alimentos que ajudam a combater o mau hálito

  1. Frutas e vegetais crus
  2. Iogurte probiótico
  3. Chá-verde
  4. Salsa e manjericão
  5. Balas sem açúcar
  6. Frutas cítricas
  7. Gengibre
  8. Maçã
  9. Cenoura 
  10. Pepino
  11. Suco de limão

3 HÁBITOS SIMPLES PARA EVITAR O MAU HÁLITO

1) Limpe a língua com um limpador específico

Em entrevista a Record News, o dentista Flávio Farias orientou a higienização da língua com um limpador próprio para a língua ou uma escova de dentes: "Você tem que ir no fundo com o raspador e puxar a saburra da língua. Se você tiver o hábito de sempre limpar a língua você vai ter uma diminuição da saburra bucal". 

2) Tenha uma boa alimentação

Segundo Flávio, alimentos com excesso de proteínas e gorduras geram mau hálito. Bebidas alcoólicas e tabagismos também devem ser evitados por pessoas que querem combater o problema.

+ VEJA TAMBÉM: Médico dentista revela 3 hábitos simples que podem combater o mau hálito

Ele reforçou que o álcool, inclusive aquele presente nos enxaguantes bucais, promove a descamação celular, o que pode provocar a halitose. "Se ele aumenta a descamação celular, você vai ter mais restos de células na boca e consequentemente um mau hálito maior", destacou.

3) Beba água

O dentista destacou que a falta de saliva está associada ao mau halito, por isso, beber muita água para manter a região hidratada e produzindo saliva é fundamental para garantir um bom hálito: "Quando você saliva pouco, você não faz a limpeza natural. Por isso que acordamos com mau hálito, por conta do tempo prolongado em jejum durante a noite". 

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:41:23 (1044322).