Publicidade

MOFO BRANCO nas plantas: misturinha NATURAL ajudará a solucionar problema

Jardineira mostrou que chá de erva conhecida é a solução contra a disseminação do fungo oídio, o bolor branco acumulado nas plantas

Mofo branco nas plantas: misturinha natural ajudará a solucionar o problema
Mofo branco nas plantas: misturinha natural ajudará a solucionar o problema – Reprodução/YouTube/Minhas Plantas

Você já deve ter se deparado com um mofo branco em folhas de algumas plantas. E se você conhece um pouco sobre jardinagem, deve imaginar que este não deve ser um bom sinal, certo? Certíssimo. Esse bolor branco, conhecido como oídio, é, na verdade, um fungo comum que atinge principalmente a salsinha, a cebolinha, a abóbora, abobrinha, pepino, morango, entre outros.

Publicidade

Como explicou a jardineira e criadora de conteúdo digital Carol Costa em seu canal no YouTube, para o oídio, que surge principalmente em ambientes secos, temos solução. Basta que você identifique o problema cedo, quando as manchinhas brancas não passarem de pontos espalhados sobre a folha.

Se a superfície já estiver tomada pelo fungo, infelizmente não há o que fazer. Carol indica que você descarte a planta e comece tudo de novo. Mesmo se pensar que apenas algumas folhas estão tomadas pela praga, saiba que a planta inteira está doente e será praticamente impossível reverter a situação. Mas encare isso como um aprendizado, pois na próxima vez que você identificar um oídio, agirá o mais cedo possível.

Misturinha natural para eliminar mofo branco das plantas

Como indica Carol Costa, para salvar suas plantas do fungo branco, você deve preparar o famoso chá de cavalinha, muito utilizado para combater a retenção de líquidos e auxiliar no emagrecimento. No caso das plantas, por conter alta quantidade de silício, responsável por fazer as plantas crescerem mais saudáveis e resistentes ao oídio.

Para criar a misturinha, basta adicionar em uma panela um litro de água. Ligue o fogo. Quando a água ferver, desligue o fogo e acrescente 20 gramas de cavalinha seca ou 40 gramas da cavalinha fresca, in natura. Tampe a panela, deixe em infusão e espere o líquido esfriar completamente.

Publicidade

Passado esse tempo, coe a mistura, adicione o líquido em um pulverizador e borrife a frente e o verso das folhas da sua planta, preferencialmente pela manhã ou final da tarde. Repita o processo durante três dias. Você verá um bom resultado em duas ou três semanas, quando novas folhinhas começarem a nascer.

Com a cavalinha que sobrou, você pode utilizá-la novamente para preparar mais um chá, descartar, como Carol, a planta, seja ela seca ou in natura, em uma composteira, ou ainda deixar a erva secar e usar como palhinha para outras plantas.

Assista ao vídeo:

Publicidade