bem-estar   / Perdão é felicidade

O perigo de não perdoar! Entenda por que o perdão faz bem para a saúde

Entenda por que o ato de abrir mão do ressentimento é a melhor coisa que você faz para si mesmo

Bons Fluidos Publicado sexta 10 setembro, 2021

Entenda por que o ato de abrir mão do ressentimento é a melhor coisa que você faz para si mesmo
Entenda a importância do perdão para você mesmo - Unsplash/ Gus Moretta

"Perdoar não significa esquecer". Você muito provavelmente já ouviu esta frase alguma vez na vida e, é verdade, dificilmente conseguimos esquecer as dores e mágoas que sofremos, no entanto, podemos escolher se elas vão continuar nos machucando ou não. 

Perdoar é quando decidimos abrir mão de algum ressentimento ou algo que nos machucou, mas isso necessariamente não significa que precisamos continuar convivendo com a pessoa que nos fez mal. 

+++ Setembro Amarelo: como a exposição na internet pode afetar a saúde mental dos influenciadores

Permanecer com o sentimento de mágoa e ressentimento é uma das piores escolhas que você pode tomar. E, ao contrário do que pareça, escolher não perdoar alguém fará mais mal a você do que a pessoa não perdoada. 

Até a ciência afirma os benefícios do perdão para à saúde e associa a falta de perdão à uma série de problemas psicossomáticos que podem se transformar em doenças. 

De acordo com um estudo realizado em 2011 e publicado no Journal of Behavioral Medicine, pessoas que têm mais facilidade para perdoar vivem mais do que aquelas que guardam mágoas.

Além disso, concentrar sua energia em sentimentos ruins podem te tornar uma pessoa mais estressada, ansiosa e até depressiva, segundo um estudo publicado em 2001 no jornal Psychological Science.

+++ Precisamos falar sobre suicídio na adolescência, alerta neuropsicóloga

O sono de pessoas que não perdoam também é afetado já que emoções negativas costumam bater à porta quando nos deitamos para dormir. A pressão arterial também acaba sendo afetada pela falta de perdão. 

Perdoar pode ser uma tarefa fácil para alguns, mas uma atitude muito difícil para outras, no entanto, é muito necessária para que a própria pessoa magoada viva bem.

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 18:59:07 (1045694).