Publicidade

Por que treinar a lombar também é importante? Fisioterapeuta explica

A fisioterapeuta Lívia Rodrigues respondeu cinco perguntas sobre a execução dos exercícios para a lombar; confira as explicações

Por que treinar a lombar também é importante? Fisioterapeuta explica
Por que treinar a lombar também é importante? Fisioterapeuta explica – Freepik / gpointstudio

Apesar de muitas vezes negligenciado, o treino para a lombar é extremamente importante. Exercícios que trabalham a região fortalecem e previnem dores na coluna, além de auxiliarem nos movimentos de outros exercícios indicados para treinos de perna e braço. Precisamos lembrar sempre que o corpo está interligado.

Publicidade

Lívia Rodrigues, fisioterapeuta com especialização no Instituto Nacional de Traumato Ortopedia (INTO) e membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopépdica (ABRAFITO), respondeu algumas perguntas sobre o assunto.

+++ Como escolher o tapete certo para sua prática de yoga? Professora dá dicas

Por que treinar a lombar também é importante? Fisioterapeuta explica

1. Qual a função da lombar?

“Sustentação de carga, equilíbrio e movimento.”

Publicidade

2. Qual a importância de treinar a lombar? Quais os benefícios?

“É a região da coluna que recebe mais carga e possui grande mobilidade. Por conta disso, é também a região com maior queixa de dor. Manter a região forte e funcional ajuda a prevenir lesões e as dores musculares.”

3. Quais são os exercícios mais indicados para a área?

Publicidade

“Exercícios com pesos livres são os mais indicados, como agachamento e levantamento terra. No entanto, podemos incluir exercícios de estabilidade, como a prancha em superfícies instáveis que aumentam a propriocepção e os abdominais.”

+++ Alimentação no outono e inverno: 4 dicas para manter a dieta no frio

4. Qual a frequência indicada?

Publicidade

“Sempre digo não haver uma receita de bolo. Uma pessoa que foi sempre sedentária deve começar respeitando a capacidade do seu corpo, fazendo exercícios de 2 a 3 vezes na semana e aumentar gradativamente. Quem já tem o hábito de fazer exercícios, aí, sim, pode fazer com uma frequência maior.”

5. Como saber se estou fazendo corretamente? O que não devo sentir durante o exercício?

“O ideal é sempre fazer os exercícios com supervisão de um profissional. Por mais que a pessoa já tenha experiência com exercícios, ela pode compensar sem perceber.

Publicidade

Os exercícios não devem causar dor no momento da execução. Se acontecer, algo está errado. Aquela dor muscular que aparece de 24h a 48h após o exercício é normal, mas se ela não sumir sozinha também é um sinal de alerta.

Vale lembrar também, que dores crônicas na lombar não são impeditivos para realização de exercícios, pelo contrário, eles ajudam muito! Sempre com indicação profissional!”

+++ Movimente-se em casa: 5 exercícios para o home office apenas com o peso do corpo