Publicidade

Projeto Proteção Animal Mundial promove a semana ‘Os Reis da Mesa’ sobre alimentação consciente

A semana ‘Os Reis da Mesa’ acontece de 4 a 10 de julho, em São Paulo, e inclui restaurantes destacados e comprometidos com um futuro melhor

Projeto Proteção Animal promove a semana 'Os Reis da Mesa' sobre alimentação consciente; conheça
Projeto Proteção Animal promove a semana ‘Os Reis da Mesa’ sobre alimentação consciente; conheça – Freepik

Prazer para os sentidos, respeito ao corpo e paz para a consciência. Essas são sensações e sentimentos que os participantes da semana “Os Reis da Mesa” poderão desfrutar. E isso vale tanto para os comensais, que poderão provar pratos saborosos exclusivos, nutricionalmente equilibrados e adequados para uma nova realidade de alimentação, quanto para chefs idealizadores e suas equipes, que terão a convicção de exercitar seu ofício oferecendo alimentos integralmente éticos e sustentáveis.

Publicidade

A semana “Os Reis da Mesa” acontece de 4 a 10 de julho, em São Paulo, e inclui restaurantes destacados e comprometidos com um futuro melhor. O evento é uma iniciativa da Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal, para apresentar ao público caminhos para uma alimentação mais positiva e segura para a saúde humana, animal e do planeta.

Projeto Proteção Animal promove a semana ‘Os Reis da Mesa’ sobre alimentação consciente; conheça

A ação tem o pressuposto central de que é preciso rever os sistemas industriais intensivos de produção agropecuária que estão impactando a vida de muitas formas graves, bem como repensar as dietas repletas de comidas processadas e muito baseadas em proteína animal que eles empurram para uma sociedade cada vez mais urbanizada.

“A semana gastronômica ‘Os Reis da Mesa’ é a parte literalmente mais palatável da nossa campanha de mesmo nome, que trata do tema de forma ampla e duradoura. Ela conscientiza as pessoas sobre os sistemas de produção e seus impactos, estimula a diversificação alimentar e defende o maior uso de alimentos frescos e de origem vegetal, com consumo moderado de carnes primordialmente oriundas de animais criados com altos níveis de bem-estar”, detalha o gerente de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial, José Ciocca.

Publicidade

“Com esse trabalho, nós queremos pavimentar a transição ao instigar reflexão sobre aspectos culturais da alimentação brasileira e ajudar afastar estereótipos equivocados que foram se formando”, continua.

“O nome ‘Os Reis da Mesa’ parte do conceito de que os alimentos de origem vegetal no nosso prato são absolutamente tradicionais e não menos importantes ou saborosos do aquilo que chamamos popularmente de ‘mistura’. Todos os ingredientes têm a sua majestade. Soberanos somos nós ao fazermos escolhas conscientes. É preciso desvincular consumo de carne de status social. Isso é uma construção mercadológica que a ciência mostra ser prejudicial para a saúde individual e coletiva. Ao corrigirmos isso, atuamos na raiz do problema para também reduzir o grande sofrimento animal que existe na indústria alimentícia”, explica.

Transição começa com conscientização

Para cada pessoa no mundo existem nove animais de fazenda criados em um sistema que desrespeita as necessidades físicas, biológicas e psicológicas deles. Tais sistemas também geram impactos relacionados a desmatamento, perda de biodiversidade, queimadas, emissões de gases e poluentes, uso de agrotóxicos, aumento da resistência antimicrobiana e disseminação da patógenos zoonóticos, entre outros.

Publicidade

A economia, as relações sociais, a natureza e os animais são afetados pelo “o quê” e “como” compramos. Ao ter consciência desses impactos, você pode maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com o seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é consumo consciente.

É possível colaborar com diversas causas reduzindo o consumo de carne e de produtos de origem animal. Dessa forma, com pequenas mudanças nas nossas atitudes e hábitos de consumo, com grande efeito no planeta e na nossa saúde, podemos fazer a diferença no futuro. O consumo consciente inclui a escolha das empresas das quais comprar e ajuda na transformação da sociedade.

A semana Os Reis da Mesa acontece de 4 a 10 de julho e as ações – divulgação de informações sobre a criação de animais para consumo humano, receitas saborosas dos chefs envolvidos e outras dicas de consumo consciente – ficará à disposição nas redes da Proteção Animal Mundial durante todo o mês.

Publicidade