bem-estar   / Cozinha saudável

Pudim de beterraba? Sim! Veja como fazer esta receita surpreendente que não leva leite, açúcar ou ovos

Esta receita funcional foi compartilhada pela nutricionista Patricia Leite em seu canal no YouTube

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 19 janeiro, 2021

Esta receita funcional foi compartilhada pela nutricionista Patricia Leite em seu canal no YouTube
Pudim de beterraba? Sim! Veja como fazer esta receita surpreendente que não leva leite, açúcar ou ovos - YouTube / Nutricionista Patricia Leite

Você estando de dieta, ou não, é sempre bom manter salvas as receitas saudáveis, sem glúten ou lactose, para você se deliciar sem culpa!

+ VEJA: Veja como deixar seu lanche mais nutritivo com este smoothie funcional de banana com mirtilo

+ VEJA: Comece o dia mais leve! Confira 3 alimentos para o café da manhã capazes de diminuir a sensação de ansiedade

Hoje, nós da Bons Fluidos iremos mostrar para vocês como preparar um pudim de beterraba que, por incrível que pareça, não recebe o gosto do tubérculo, e sim do leite de coco, outro ingrediente da receita.

Vale lembrar que esta maravilha funcional foi compartilhada pela nutricionista Patricia Leite em seu canal no YouTube. Esta sobremesa rende 10 porções, cada uma com aproximadamente 45 calorias, 1g de carboidratos, 4g de proteínas e 2g de gorduras.

De acordo com a profissional, esta sobremesa é uma ótima fonte de proteína para quem está tentando emagrecer, ou ainda uma boa maneira de oferecer um vegetal para pessoas que são mais resistentes a esse tipo de comida.

Ingredientes do pudim

  • 4 envelopes de gelatina em pó sem sabor
  • 300 ml de caldo de beterraba (água do cozimento da beterraba, flavorizada com cravo e canela) - separe 1 xícara para hidratar a gelatina
  • 1 beterraba pequena cozida
  • 1 xícara de adoçante culinário (use o de sua preferência, ou açúcar demerara, se preferir)
  • 100 ml de leite de coco

Ingredientes da calda:

  • 20 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de adoçante culinário
  • Cravo e canela a gosto

Modo de preparo:

Comece cozinhando a beterraba picada em 300 ml de água. Se quiser, você ainda pode adicionar à água do cozimento cravo e canela. Assim que a sua beterraba estiver cozida, separe-a, retire as especiarias da água e deixe o líquido esfriar.

Para começar de fato a receita, separe 200 ml da água da beterraba e despeje no liquidificador junto com o tubérculo. Bata até formar uma massa homogênea e coe. Reserve. Os 100 ml que sobraram serão usados para hidratar a gelatina (se precisar, leve ao banho-maria ou micro-ondas para terminar de dissolver).

Em seguida, despeje novamente no liquidificador o líquido formato pela água do cozimento e a beterraba, a mistura com a gelatina, o leite de coco e o adoçante culinário. Bata até formar uma massa homogênea, despeje na forma para pudim e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas.

Se quiser, você ainda pode servir seu doce com uma caldinha formada por leite de coco e adoçante. Se quiser, você ainda pode levar essa mistura para o fogo para engrossar.

Assista ao vídeo:

 

Último acesso: 23 Sep 2021 - 23:47:04 (1044196).