Raiz picante, doce e poderosa! Conheça os benefícios do gengibre para a saúde
Saiba quais são as propriedades e a atuação do gengibre na saúde do organismo

Saiba quais são as propriedades e a atuação do gengibre na saúde do organismo
Conhecida cientificamente pelo nome Zingiber officinale, você certamente já ouviu falar no gengibre, ou mangarataia, como também é chamada em algumas regiões do Brasil. Este rizoma é uma planta herbácea originária da ilha de Java, da Índia e da China, no entanto, ela se popularizou tanto que é possível encontrá-la em diferentes partes do mundo.
Esta raiz tem sabor muito característico que mistura picância com um leve adocicado. Além de ser conhecida por conta de seu sabor, suas propriedades medicinais são um dos principais atrativos que fazem tantas pessoas inserirem este alimento na rotina alimentar. Ela pode ser usada tanto em aplicações culinárias quando clínicas. Não é à toa que tantas pessoas ingerem chás com gengibre durante gripes e resfriados.
Benefícios
A raiz de gengibre tem uma série de benefícios à saúde, incluindo melhorar a digestão, os níveis de açúcar no sangue e os níveis de colesterol prejudicial. Aqui está uma olhada em oito dos benefícios do gengibre e cinco maneiras de aumentar sua ingestão.
Reduz a náusea
Descobriu-se que o gengibre também ajuda a tratar náuseas e enjoos. Ele não apenas alivia as náuseas pós-operatórias, mas também pode ajudar pacientes com câncer. Em um estudo com adultos e crianças submetidos a tratamentos de quimioterapia, o gengibre foi considerado eficaz no alívio da náusea que acompanha esses tratamentos. Com base nas evidências científicas, definitivamente vale a pena experimentar o gengibre quando você está sentindo náuseas de qualquer tipo.
Estimula a digestão
O gengibre ajuda a aumentar a capacidade do corpo de esvaziar os alimentos do estômago mais rapidamente. Com isso, é menos provável que ocorra azia ou indigestão. Um estudo com participantes saudáveis mostrou que tomar cápsulas de gengibre com uma refeição estimula tanto a digestão que a velocidade de esvaziamento gástrico foi duplicada.
Reduz níveis de colesterol
Descobriu-se que o gengibre reduz os níveis de colesterol ruim do organismo. O acúmulo de gordura é conhecido como aterosclerose e aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.
Melhora a pressão arterial
Foi demonstrado que o gengibre melhora a pressão arterial (em conjunto com medicamentos) ao atuar como vasodilatador – ou seja, ele expande os vasos sanguíneos. Isso é útil para aumentar a circulação no corpo, o que reduz a pressão arterial geral em todo o corpo. O gengibre também contém potássio, um mineral que a pesquisa descobriu que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Tem propriedades antibacterianas
Na saúde bucal, dois tipos de gengibre inibem o crescimento de patógenos que contribuem para a periodontite (inflamação das gengivas causada por bactérias gengivais). As propriedades antibacterianas do gengibre ajudam a eliminar essas bactérias da boca.