Publicidade

Remédio para calvície grave é aprovado nos Estados Unidos

O remédio é o primeiro medicamento sistêmico a obter autorização de órgão regulador dos Estados Unidos para o tratamento de calvície grave

Remédio para calvície grave é aprovado nos Estados Unidos
Remédio para calvície grave é aprovado nos Estados Unidos – Freepik

Nos últimos dias, a Agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou um remédio que pode ser uma grande esperança para pessoas que possuem problemas com calvície: o primeiro medicamento sistêmico capaz de tratar a alopecia areata, um tipo mais grave da condição. Ela é caracterizada pela perda irregular de cabelo.

Publicidade

Remédio para calvície grave é aprovado nos Estados Unidos

Pesquisadores testaram o chamado baricitinibe — com nome comercial Olumiant. Os testes mostraram que há um retorno da cobertura capilar de até 35% dos pacientes que já haviam perdido pelo menos metade do volume dos fios. O remédio conseguiu recuperar a cobertura capilar do couro cabeludo para, no mínimo, 80%.

“A aprovação de hoje ajudará a atender a uma necessidade significativa não atendida de pacientes com alopecia areata grave”, afirmou Kendall Marcus, diretor da Divisão de Dermatologia e Odontologia do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, em um comunicado.

Eli Lelly, o laboratório  que desenvolveu o remédio, disse haver uma garantia de poucos efeitos colaterais. Segundo especialistas, quase nenhum paciente desenvolveu efeitos adversos. Houve uma taxa de abandono de, em média, 2,2%. As informações foram divulgadas pelo R7.

Publicidade