Publicidade

Tosse constante? 4 dicas para aliviar o sintoma

Hábitos saudáveis, hidratação e mais: separamos algumas dicas simples, mas eficazes, que podem te ajudar a aliviar sintomas de tosse

Tosse constante? 4 dicas para aliviar o sintoma
Tosse constante? 4 dicas para aliviar o sintoma – Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo. Ela é um tipo de mecanismo de defesa do sistema respiratório, ou seja, uma reação do organismo contra agentes agressores ou irritantes. Há dois tipos: a tosse seca e a produtiva. Na tosse produtiva, a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. As informações são do Dr. Drauzio Varella.

Publicidade

Você sabe quais são as principais causas? Elas envolvem fumo, sinusite, síndrome do gotejamento pós-nasal, asma, refluxo gastroesofágico, infecções respiratórias, bronquite crônica e medicamentos para controle da hipertensão. Se você está sofrendo com tosses constantes nos últimos tempos, separamos 4 dicas simples, mas eficazes, que podem te ajudar. Faça em casa!

Tosse: como aliviar?

1 – Tenha hábitos saudáveis!

Pequenas atitudes no dia a dia, por mais bobas que sejam, fazem toda a diferença. Mantenha sua casa sempre ventilada: isso te ajudará a diminuir irritações relacionadas ao ambiente. Além disso, cuide da sua dieta e se alimente bem. Você sabia que 4 em cada 10 pessoas com tosse têm o sintoma devido a refluxo gastroesofágico e problemas gástricos? Se atente a isso! Não fume e pratique exercícios.

2 – Hidrate-se

Publicidade

Com certeza você já sabe que tomar água te ajuda em todos os sentidos. Para aliviar sintomas de tosse não é diferente. Manter a mucosa hidratada evita o ressecamento e ajuda na retirada de corpos estranhos. O bom funcionamento do sistema imunológico depende muito de uma boa hidratação. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios.

3 – Xaropes caseiros

Algumas receitas caseiras podem ser suas grandes aliadas! Um bom exemplo é o chá de gengibre com limão. Para preparar, separe 5 gramas de raiz de gengibre, suco de 2 limões, 1 colher de chá de mel e 1/2 litro de água. Ferva o gengibre e a água em fogo baixo até que a mistura fique reduzida à metade do volume inicial. Desligue o fogo, coe e junte o suco dos limões. Para adoçar, adicione a colher de mel.

Publicidade

4 – Faça repouso e descanse

O repouso é um dos melhores remédios! Relaxe e descanse, respirando lentamente e tomando cuidado ao engolir saliva. Quando for se deitar, mantenha a cabeça elevada, usando travesseiros extras ou levantando a cabeceira da cama com calços. Ingerir muito líquido e repousar são dois hábitos que, juntos, podem fazer a diferença!

Mas, lembre-se: não tome remédios por CONTA PRÓPRIA! Nossas dicas servem para te ajudar em casa, mas, se seus sintomas persistirem, procure seu médico para que ele te ajude a solucionar esse problema da melhor forma possível. Estamos combinados?

Publicidade