Três dicas de remédios naturais para aliviar a cólica menstrual

Diversas mulheres costumam chegar ao seu período ovulatório e sentir cólicas. Só que antes de pensar no remédio, por que não optar por opções menos artificiais para tentar melhorar?

cólica-menstrual
Diversas mulheres costumam chegar ao seu período ovulatório e sentir cólica menstrual. Antes do remédio, opte por opções naturais – Canva Equipes/ Aris Leoven de baseimage

Diversas mulheres costumam chegar ao seu período ovulatório e sentir cólicas. Só que antes de pensar no remédio, por que não optar por opções menos artificiais para tentar melhorar? Abaixo, você confere três remédios naturais que podem te ajudar a melhorar sua cólica menstrual.

Publicidade

Óleo essencial de gerânio

Também conhecido como óleo essencial amigo da mulher, o óleo essencial de gerânio possui linalol em sua composição, que auxilia na redução de incômodos físicos. Ademais, diversas pessoas acreditam que ele contribui para o empoderamento e reconexão feminina, além de trabalhar a autoestima e o autoperdão. A professora de yoga e terapeuta ocular, Luiza Carisio, indica espalhar algumas gotinhas perto do ventre quando estiver com cólica.

Chá de camomila in natura

A camomila contém propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Sendo assim, o chá de camomila pode ajudar a relaxar os músculos uterinos e aliviar a dor das cólicas menstruais. Para isso, adicione uma colher (chá) de flores de camomila secas em uma xícara com água quente. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e beba.

Leite Feminino

Outra alternativa que Carisio oferece é a bebida que chama de leite feminino. A mistura leva leite de amêndoas morno, canela em pó, açúcar mascavo ou tâmara. Mas por que? Primeiramente, segundo especialistas as amêndoas são ricas em ácidos graxos de origem vegetal e possuem propriedades anti-inflamatórias. O açúcar mascavo, por sua vez, conta com nutrientes que ajudam a repor os fluidos perdidos durante a menstruação. E, por fim, a tâmara contém antioxidantes que contribuem para a diminuição de inflamações e dores – inclusive, utilizam ela até para facilitar o trabalho de parto da mãe. Segundo Luiza, a mescla é sinônimo de acolhimento nos momentos de cólica.

Três chás que ajudam a aliviar a cólica menstrual

Canela: Além de anti-inflamatória, a canela é também um antiespasmódico natural. Ela é ótima para amenizar náuseas e contrações.

Gengibre: Se você precisar de algo tanto analgésico, quanto anti-inflamatório, o gengibre é perfeito! Essa combinação pode ajudar — e muito — na redução das cólicas.

Orégano: O orégano é muito usado como tempero nas refeições e acaba sendo pouco associado a sua propriedade analgésica. O chá de orégano, além de aliviar o desconforto, é excelente para regular o ciclo menstrual e reduzir sintomas da menopausa.

Leia também: Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras

Publicidade