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Uso de produtos anti-idade melhora a autoestima da mulher, diz estudo

Uma pesquisa encontrou uma correlação positiva entre aumento da autoestima e o uso de produtos anti-idade firmadores da pele

Uso de produtos anti-idade melhora a autoestima da mulher, diz estudo
Uso de produtos anti-idade melhora a autoestima da mulher, diz estudo – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Em maio desse ano, um estudo publicado no periódico Cosmetics, encontrou uma relação entre aumento da autoestima e o uso de cosméticos anti-idade firmadores. A base de um bom regime de cuidados com a pele é o uso de produtos que protegem e reparam a pele. Os produtos reafirmantes e antirrugas também podem conter ingredientes que atuam nas camadas mais profundas da pele, ativando e regenerando as células da pele.

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As informações são do dermatologista Dr. Daniel Cassiano. Segundo ele, o uso de cosméticos reflete o desejo do indivíduo de se sentir bem consigo mesmo. “No geral, indivíduos insatisfeitos com sua aparência relatam baixa autoestima quando comparados com aqueles que consideravam seu rosto e corpo bonito. A insatisfação pode ser resultado de características perfeccionistas, mas também com sinais perceptíveis do envelhecimento”.

Produtos anti-idade ajuda na autoestima de mulheres

A amostra do estudo incluiu 260 mulheres com idade igual ou superior a 25 anos (a faixa etária foi estabelecida de acordo com o período de início da diminuição do colágeno) e que usam (ou relatam ter usado nos últimos 12 meses) um produto cosmético antienvelhecimento que não tenha sido prescrito como tratamento de doença. A média de idade, no entanto, é de 35 anos.

Os produtos cosméticos mais utilizados foram: hidratantes faciais, corporais e labiais; protetores solares; esfoliantes; e produtos firmadores e antirrugas para o rosto e contorno dos olhos. Além de analisar os efeitos dos produtos, os pesquisadores encontraram uma correlação direta entre a diminuição da autoestima e o padrão de beleza estabelecido pela sociedade ocidental.

Segundo o estudo, uma possível explicação para os resultados pode ser a maior eficácia percebida dos cosméticos firmadores faciais, promovendo assim uma melhora na aparência e, consequentemente, aumento da autoestima. Para outros produtos antienvelhecimento específicos, como produtos antirrugas, os resultados podem não atender às expectativas dos consumidores.

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“Quando a flacidez já está instalada, nenhum produto tópico consegue reverter esse processo. Por essa razão os procedimentos não invasivos são mais indicados. O passo mais importante da rotina de skincare é o filtro solar, já que a radiação UV é maior responsável pela degeneração do colágeno. Os produtos firmadores costumam contar com ativos antioxidantes”, diz o médico.