bem-estar   / Saúde na alimentação

Você come os fios da banana? Saiba porquê eles são importantes e DEVEM ser consumidos

Estes fios são conhecidos como floemas e são importantíssimos para o crescimento da fruta

Bons Fluidos Publicado terça 30 março, 2021

Estes fios são conhecidos como floemas e são importantíssimos para o crescimento da fruta
Saiba porquê você deveria comer os fiapos da banana - Pixabay

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e o motivo não é à toa. Além de saborosa e versátil na hora de descascar, ela pode ser inserida em inúmeras receitas que variam desde panquecas doces até moquecas com peixe. 

Embora seu consumo seja comum, muitas pessoas dispensam uma parte importante da fruta que não deveria ser descartada. Os fiapos da banana aparecem logo que a descascamos e muitas pessoas têm agonia de comer esta parte da fruta por conta da textura, no entanto, esta é a parte mais rica da fruta e deveria ser apreciada.

+ VEJA TAMBÉM: Chá de cavalinha tem ação diurética e ajuda a combater a retenção de líquido; veja como preparar

Fiapos = Floemas

Estes fios são chamados de floemas e, embora pareçam inúteis, eles são fundamentais para a distribuição de nutrientes na banana. Segundo cientistas, os floemas são como fios condutores que levam água, minerais e vitaminas para toda a fruta e permitem que ela cresça de forma saudável, por isso, nele está concentrado uma boa parte dos nutrientes da banana, especialmente o potássio. Em uma analogia mais grotesca podemos dizer que estes fios são como o cordão umbilical da fruta que leva alimento para que ela cresça.  

+ VEJA TAMBÉM: Consumo de uvas oferece proteção contra os danos UV da pele, diz estudo recente

Por que comer o floema da banana?

Além do potássio, estes fiapos possuem magnésio, fósforo e concentram fibras que não estão presentes no restante da fruta, por isso é importante consumir esta parte da banana mesmo que ela tenha uma textura estranha. Lembre-se disso quando for comer banana!

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:00:48 (1044651).