Publicidade

24 de maio: Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano

Santa Sara Kali também é padroeira das mulheres, das que desejam engravidar, dos desesperados e de todas as causas ligadas a prosperidade, amor e saúde

24 de maio: Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano
24 de maio: Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano – Flickr / Alberto Xis

Santa Sara Kali é conhecida como a padroeira do povo cigano. E hoje, em 24 de maio, sua data comemorativo, vamos contar um pouco sobre sua história e o motivo dela ser uma figura tão importante para essa população.

Publicidade

24 de maio: Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano

Ela conheceu as palavras de Jesus Cristo por meio das palestras de São João e nunca parou de estudá-las, pois as mesmas acalentavam seu coração. Ainda muito jovem tornou-se seguidora do Filho de Deus.

Sara tinha a pele mais escura do que as dos outros ao seu redor. Por isso, acreditavam que ela fosse uma escrava na época. A propósito, o nome Kali significa “negra”, ou seja, Sara Kali é traduzido como “Sara, a Negra”.

Quando se iniciou a perseguição aos cristãos, Sara saiu para levar a mensagem de Jesus. Nesse instante, foi acusada pela inquisição, presa e jogada em um barco com Maria Salomé, Maria Jacobina, Maria Madalena e outros seguidores de Cristo.

Os homens que assistiam à cena disseram que Sara e suas companheiras haviam fugido da região da Galileia. Na verdade, elas foram açoitadas, aprisionadas, humilhadas, colocadas em um pequeno barco para desaparecer. Pois, se eles as matassem, futuramente encontrariam seus vestígios.

Publicidade

Assim, Sara e suas companheiras foram jogadas ao mar para que morresse de sede e de fome. Como ela conhecia as palavras do Cristo e as seguia, começou com as Marias a orar com muito fervor. Em meio aos louvores, Sara fez a promessa de usar um lenço em homenagem ao Cristo caso fossem salvos.

Naquele momento, Sara amarrou o lenço em sua cabeça. Sem duvidar, colocou o manto e naquele momento os ventos começaram a soprar em águas mansas e esse barco foi levado suavemente, como se estivessem sobre as nuvens, sem tempestades, sem ondas violentas. A fé ia abrindo os caminhos e não havia trevas naquele mar.

E eles conseguiram desembarcar em uma terra chamada Petit Rhône, hoje conhecida como Saint Marie De La Mer, que significa “Santas Marias do Mar”, em homenagem a este acontecimento. Lá, cada uma seguiu seu caminho indicado por São Miguel Arcanjo, individualmente.

Publicidade

Em sua jornada, Sara passou por uma pequena gruta, onde acolhia viajantes e ciganos. Assim, identificou-se com a maneira livre e amorosa deste povo e viveu em função de ajudá-los, sendo também acolhida por eles.

Sua história e seus relatos nunca foram escritos, pois os ciganos não as escrevem, apenas passam sua cultura verbalmente de pais para filhos, de geração para geração. Sara Kali nunca mais tirou seu véu. Uma vida de penitências, de fé e de exemplo. Ali começou de fato sua jornada para ensinar que Cristo o que aprendeu com Jesus Cristo.

Sara é padroeira das mulheres, das mulheres que desejam engravidar, das pessoas desesperadas e de todas as causas ligadas a prosperidade, amor e saúde.

Publicidade

Apesar de sua canonização ter ocorrido 1712, a igreja católica nunca divulgou a Santa com fervor, deixando as preces a mercê de carinho e atenção.

Paz e Luz,

Publicidade

Kelida.


Espiritualista e psicanalista, Cigana Kelida, a colunista da Bons Fluidos trabalha ajudando milhares de pessoas ao redor do mundo a resgatarem seu poder ancestral com um pouco de magia.

Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre Espiritualidade, com mais de 800 mil inscritos e mais de 60 milhões de views em seus vídeos, Kelida que também é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística, reikiana, realiza atendimentos online, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita.

Faz previsões, rituais, responde perguntas através do baralho cigano e fala com propriedade sobre conexões entre almas, cartas psicografadas, numerologia e terapias alternativas. Com toda essa bagagem espiritual (bruxa naturalista na linhagem de São Cipriano por tradição familiar) e profissional (formada em psicologia), a mística espiritualista atua unindo corpo, mente e espírito.

Por aqui, teremos conteúdos sobre esses temas incríveis todas as terças-feiras, às 12h.

SITE: www.ciganakelida.com
INSTAGRAM: @kelidaoficial
YOUTUBE: Cigana Kelida