Confira 5 objetos ou produtos inusitados que podem te ajudar -- e muito -- quando o assunto é jardinagem

Escova de dente e rolha de vinho são alguns dos exemplos; confira suas utilidades

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 10 agosto, 2020

Escova de dente e rolha de vinho são alguns dos exemplos; confira suas utilidades
Confira 5 objetos ou produtos inusitados que podem te ajudar e muito quando o assunto é jardinagem - Foto de cottonbro no Pexels

O universo da jardinagem parece ser para muitos algo inalcançável, uma vez que cada tipo de planta necessita de cuidados específicos, certo?

São diversas as pessoas que alegam gostar do assunto e demostrar vontade de começar a cultivar algumas plantinhas. Fica aqui uma boa notícia: com a ajuda de alguns utensílios ou produtos que você com certeza tem em casa, cultivar plantas em vasos ou jardins nunca foi tão simples e fácil. Utilizar estes materiais é um bom primeiro passo para você mergulhar de cabeça no mundo da jardinagem.

+ VEJA: Veja como criar um mini-jardim dentro de casa usando xícaras ou canecas como vasos para suas suculentas

Confira quais são esses objetos que poderão te ajudar e muito a cuidar de suas plantas:

ESCOVA DE DENTE

Por ter cerdas mais duras, as escovas de dente são ótimas para, por exemplo, limpar a terra que fica acumulada embaixo das unhas, ou até mesmo tirar sujeira e pó de folhas peludas ou que contenham espinhos mais densos, como o cacto Opúncia. Para isso, não há a necessidade de comprar uma escova nova. Antes de descartar a sua, dê a ela uma nova utilidade, mas desta vez na jardinagem. Este utensílio pode ser usado também para dar acabamento em vasos, limpando bordas e nivelando o solo. Se quiser, você ainda pode substituir por um pincel.

CANELA EM PÓ

Não é atoa que muitas pessoas consideram a canela em pó um ingrediente "mágico". Quando o assunto é jardinagem, essa característica ainda prevalece. Se cortar uma planta para tirar muda, ou quebrar uma suculenta, por exemplo, passe a canela em pó nos cortes. Com ação fungicida e bactericida, a canela em pó pode, inclusive, ser usada para estimular o florescimento de algumas plantas, como a Phalaenopsis, ou Orquídea Borboleta. Para isso, basta espalhar pelo substrato colher de café de canela em pó e regar normalmente.

+ VEJA: Deixe sua casa cheirosa com esta dica caseira de vela aromática de canela super fácil de fazer

BANDEJA DE ISOPOR

Sabe aquelas bandejinhas de isopor usadas nos supermercados e feiras para embalar frios, carnes e frutas? Quando cortadas em pedaços bem pequenos, de 1 cm por 1 cm, podem ser usadas para substituir a argila expandida no fundo dos vasos. Os pedaços de isopor irão ajudar a deixar o subtrato mais poroso, perfeito para plantas cultivadas em solos arenosos, ou simplesmente para ajudar o enraizamento das mudas.

GRAMPO DE CABELO

O grampo de cabelo será usado basicamente para fixar suas plantas em algum lugar que você queira. Por exemplo, prender uma bromélia numa placa de fibra de coco, fixar da maneira que preferir um ramo frágil de uma trepadeira em um cilindro cheio de musgo úmido. Pode ainda ser usada para mergulhia (técnica que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe até o enterrar no solo. Esta parte, por sua vez, ganhará raízes e poderá ser separada da planta-mãe, obtendo uma planta independente).

ROLHA DE VINHO

Para esta última dica, você irá precisar de um palito de churrasco espetado em uma rolha de vinho, feita de cortiça. A parte pontuda (palito), ajuda a fazer pequenos buracos na terra para plantas as sementes ou pequenas mudas, e a parte larga (rolha) ajuda a firmar o solo ao redor.

Último acesso: 25 Oct 2020 - 21:46:37 (1043216).