Publicidade

Importância do incentivo: apenas 4 em cada 10 pais acompanham a vida esportiva dos filhos

Estudo realizado pela UFRJ comprovou que o incentivo ao esporte melhora o comportamento dos filhos, dentro e fora de quadra

Importância do incentivo: apenas 4 em cada 10 pais acompanham a vida esportiva dos filhos
Importância do incentivo: apenas 4 em cada 10 pais acompanham a vida esportiva dos filhos – Freepik/prostooleh

O apoio e o acompanhamento dos pais nas práticas esportivas de seus filhos constituem fatores de satisfação para as crianças e adolescentes. Essa ideia é reforçada pelo filósofo William Harris, ao afirmar que “a criança pode almejar certas realizações a fim de obter a aprovação parental”.

Publicidade

Em pesquisa realizada pela UFRJ, 72% das famílias entrevistadas incentivam a prática do esporte, mas somente 7,14% das famílias acompanham frequentemente os jogos de seus filhos.

A importância da presença dos pais aos filhos no esporte

Julia Chaves, de 10 anos, filha mais velha da designer e beach tennista Renata Chaves, afirma que se sente mais confiante para seus jogos quando a mãe, ou o pai, Ricardo Batista, a acompanham. “Eu adoro ver meus pais quando saio da quadra. São eles quem eu abraço primeiro”, afirma. Mesmo antes de terem filhos, o esporte já fazia parte da vida do casal. Ricardo praticou natação e musculação durante anos, mas hoje em dia, os esportes de raquete são sua paixão.

Atualmente, ele pratica tênis, squash e beach tennis, influenciado pela esposa, que é co-fundadora da Arena 034 – uma arena digital de conteúdos e negócios relacionados ao universo do beach tennis. Com isso, a prática esportiva, complementa a educação parental. Hoje, os filhos do casal praticam tênis, basquete, beach tennis e futebol.

Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade