comportamento   / Utilidade doméstica

Não arrisque! 5 produtos de limpeza que você jamais deve misturar

Embora a misturinha de produtos possa potencializar a limpeza, em alguns casos ela pode ser altamente nociva para a nossa saúde

Bons Fluidos Publicado segunda 2 agosto, 2021

Embora a misturinha de produtos possa potencializar a limpeza, em alguns casos ela pode ser altamente nociva para a nossa saúde
Saiba quais produtos de limpeza não podem ser misturados - Unsplash/ Kelly Sikkema

Misturar produtos de limpeza é uma prática comum sob a crença de que algumas misturinhas potencializam a limpeza. É verdade que vinagre de álcool com bicarbonato de sódio sejam aliados excelentes quando trabalham juntos na limpeza, no entanto, nem todas as misturas dão certo e algumas delas podem ser como uma bomba para sua saúde. 

Determinadas misturas de produtos de limpeza podem provocar reações químicas que causam efeitos secundários na pessoa que tem contato direto ou indireto com estes produtos. Alguns casos podem até ser fatais. Um exemplo da potência destes químicos é a utilização de água sanitária: muitas pessoas relatam dificuldade de respirar ao utiliza-la em locais não arejados. Agora imagine quando ela é misturada com outros químicos!

+++ Bucha vegetal no filtro da máquina de lavar? Aprenda dica doméstica que irá salvar suas roupas

Antes de recorrer às misturinhas, fique atento para quais produtos de limpeza você não deve misturar de jeito nenhum e evite que um simples afazer doméstico se torne um pesadelo para sua saúde e da sua família. Veja abaixo 5 misturinhas que você jamais deve fazer:

Desinfetante e água sanitária

Ao entrar em contato com a amônia do desinfetante, a água sanitária produz uma substância chamadas de cloraminas. Quando em contato com a pele ou inalada, ela provoca alergias e inflamações graves. 

Água sanitária e vinagre

Se você utiliza estes dois elementos para lavar alimentos como frutas e legumes pare imediatamente! Quando juntos, a água sanitária e o vinagre formam um cloro gasoso que provoca intoxicação ao ser inalado.

+++ Evite: 5 coisas tóxicas que você provavelmente tem na sua casa e precisa limitar o uso

Vinagre e água-oxigenada

Estes dois elementos costumam ser utilizados para deixar roupas mais brancas, no entanto, em contato com a pele, ela tem efeito corrosivo e pode provocar queimaduras na pele e até fazer mal aos pulmões quando inalada. 

Álcool e água sanitária

Estes dois produtos básicos da limpeza não devem trabalhar juntos porque formam uma solução intoxicante. Quando inalada, esta misturinha pode causar reações alérgicas. 

Alvejante e vinagre

Outra misturinha que não dá certo é o alvejante e o vinagre que, quando juntos, formam um vapor corrosivo capaz de causar efeitos colaterais graves quando inalados ou tocados como queimaduras na pele e intoxicação de órgãos. 

 

Último acesso: 30 Nov 2021 - 12:32:16 (1045468).