Testeira
  coluna-charles-bueno   / A mente tem poder

Frio é psicológico? Hipnose pode ajudar a minimizar os incômodos pelas baixas temperaturas

Na coluna desta semana, Charles Bueno garante que a hipnose é boa, inclusive, para minimizar os efeitos do frio nesses períodos de inverno forte; você sabia? Confira!

CHARLES BUENO Publicado segunda 2 agosto, 2021

Na coluna desta semana, Charles Bueno garante que a hipnose é boa, inclusive, para minimizar os efeitos do frio nesses períodos de inverno forte; você sabia? Confira!
Hipnose pode provar que frio é psicológico, sim - Freepik

Você provavelmente já ouviu que: "Frio é psicológico". E no inverno gelado que estamos enfrentando no Brasil, a frase está sendo ainda mais usada e comentada. Mas será que é psicológico mesmo?

Sim e não. Vou explicar. Pode se dizer que não, uma vez que os termômetros têm registrado realmente uma temperatura externa bem mais baixa do que estamos acostumados. Mas, com uma técnica de hipnose, que consiste basicamente em um simples exercício de respiração, concentração e exposição gradual ao frio, é possível minimizar os efeitos incômodos das baixas temperaturas. Então, frio TAMBÉM é psicológico.

Vamos entender! 

+++ Fake news, desinformação e possíveis traumas na infância: aprenda a se livrar do medo de tomar vacinas 

Esse exercício de concentração e exposição gradual ao frio deve ser feito em todas partes do corpo para o paciente começar a observar, vagarosamente, as sensações da temperatura, mas sem reagir a elas. Os estímulos vão convidando a pessoa a sentir o frio, mas ela vai aprendendo a desviar a atenção daquele sentimento aos pouquinhos.

É, mais ou menos, do mesmo modo que acontece com crianças. É comum ouvirmos e vermos que as crianças não sentem frio. Elas querem aproveitar qualquer situação para se banharem em mar e piscina, não é mesmo? E tudo isso, porque a vontade de brincar naquele momento é maior e os pequenos se concentram apenas nisso. E nós, adultos, conseguimos o mesmo. Basta nos concentrarmos. 

+++ Como a hipnose pode te ajudar a se adaptar ao 'novo mundo' e recriar hábitos no subconsciente

Nos dias frios, por exemplo, a reação comum é tensionar o corpo, mas quando a técnica começa a surtir efeito é possível se manter mais relaxado e focar na respiração. Desta forma, a sensação térmica parece, sim, começar a subir.

Você sabia de tudo isso?


Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso colunista Charles Bueno está aqui! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!

Instagram: @charlesbuenohipnologo

www.masteremhipnoseclinica.com.br

Último acesso: 26 Oct 2021 - 21:17:15 (1045469).