Você costuma reassistir a séries quando está ansioso? Saiba o que a ciência diz

Pesquisas apontam que esse hábito possibilita um momento em que podemos desligarmos o cérebro, proporcionando o descanso

séries
Pesquisas apontam que o hábito de rever séries possibilita um momento para desligarmos o cérebro, proporcionando o descanso e o prazer – Canva Equipes/studioroman

Você faz parte daquele grupo de pessoas que têm um ‘programa de TV conforto’ e vive o revendo incansavelmente, mas não entende o porquê? De acordo um estudo da Universidade de Chicago, muitos indivíduos costumam retornar a séries familiares quando se sentem esgotados física ou emocionalmente, a fim de recarregar as energias. Entenda:

Publicidade

Suas séries favoritas trazem conforto

Diversas pesquisas apontam que o ser humano tem a tendência de se atrair por elementos conhecidos. O mesmo acontece no caso das séries. Isso porque, segundo especialistas, elas nos possibilitam ter um momento em que podemos desligar o cérebro, proporcionando o descanso. Por isso, após um dia cansativo, costumamos recorrer à televisão.

“Não é só uma nostalgia ou uma fuga da realidade. Assistir novamente a programas amados, como ‘Gilmore Girls’ ou ‘Friends’ tem uma atração profundamente psicológica, que explora nossa necessidade de segurança, rotina e regulação emocional”, explicou a psicoterapeuta Claire Law, ao ‘Stylist’. 

Além disso, estudiosos afirmam que esse hábito ajuda a reduzir a sensação de solidão e a melhorar a compreensão das interações sociais, já que passamos a espelhar os exemplos da ficção. Outro efeito são as alterações químicas no cérebro. Segundo profissionais, as séries estimulam a produção da dopamina, neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa, bem como a redução dos níveis de cortisol.

“Esse hormônio é liberado em resposta ao estresse. Quando você vê algo reconfortante, especialmente com um tom leve e nostálgico, o sistema nervoso parassimpático do cérebro é ativado, o que reduz a irritação e promove o relaxamento. Isso leva a uma diminuição do cortisol, te ajudando a se sentir mais à vontade e menos ansioso”, detalhou o psicólogo Ravi Gill para o portal.

Desta forma, o ato de reassistir a produções, ao permitir a distração, funciona como um calmante. Como resultado, uma pesquisa, publicada no periódico Social Psychological and Personality Science, mostrou que, depois de algumas horas, nos sentiremos descansados e prontos para iniciar uma nova tarefa.

Sua mente pede atenção

Os estudiosos enfatizam, no entanto, que rever séries excessivamente pode indicar que o seu cérebro e o emocional estão enfrentando muito estresse ou ansiedade. Por isso, eles sugerem observar o que está ocasionando o sentimento, além de consultar um profissional de saúde mental. Mas a prática de forma equilibrada, com o objetivo de amenizar os desafios de um dia longo, é bem-vinda.

“A familiaridade com o conteúdo, as histórias previsíveis e os personagens dá a oportunidade perfeita para recarregar nossos níveis de dopamina. Ademais, nos possibilita liberar o estoque de endorfinas e serotonina, melhorar nosso humor e promover bem-estar emocional, relaxamento e uma sensação geral de felicidade”, destacou Ritchie.

Publicidade