27 de setembro é comemorado o Dia de São Cosme e Damião; confira 3 orações para os Santos gêmeos

As festas em comemoração aos Santos protetores das crianças ocorre tanto na igreja católica, quanto em centros umbandistas e candomblecistas

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 25 setembro, 2020

As festas em comemoração aos Santos protetores das crianças ocorre tanto na igreja católica, quanto em centros umbandistas e candomblecistas
27 de setembro é comemorado o Dia de São Cosme e Damião; confira 3 orações para os santos gêmeos - Reprodução / Fala Universidades

Santos médicos ou os Santos protetores das crianças, é no dia 27 de setembro, próximo domingo, que comemoramos o Dia de São Cosme e Damião.

Além da igreja católica, que lembra nesta data os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo, considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina, os Santos também são celebrados por religiões de matrizes africanas, como candomblé e a umbanda. Neste caso, também são associados aos ibejis, orixás gêmeos, amigos das crianças e conhecidos por proporcionar o bem-estar.

+ VEJA: 10 atitudes que te farão alcançar elevação espiritual e construir uma melhor versão de você mesmo

São conhecidos por gostar de doces, e é em homenagem a eles que em alguns lugares do Brasil se distribui saquinhos com balas, pirulitos e outras guloseimas às crianças.

Confira agora 3 poderosas orações para Dia de São Cosme e Damião:

Oração para pedir bençãos e proteção

"São Cosme e Damião, vós que dedicares as vossas vidas e o vosso tempo à cura do corpo e da alma. Vós que trabalhastes pelo próximo sem exigir nada em troca, além de sua gratidão. Peço-vos que iluminem aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, para que tenham a luz do vosso amor em seus corações e para que trabalhem no amor de Deus pelas enfermidades do homem. Que vosso amor ilumine a todos o s corações, para que todos os homens trabalhem em função de sua fé. Que vossa inocência e vossa simplicidade protejam sempre a todas as crianças deste mundo. Que sua humildade e sua tranquilidade sempre acompanhe-as e que repouse o seu doce amor e seus pequenos corações. Eu lhes peço ainda, São Cosme e Damião que a sua proteção guie o meu coração. Que conserve-o sincero e paciente, para que eu saiba ajudar, espalhar o meu amor e auxiliar no zelo pelo futuro das nossas crianças. São Cosme e Damião rogai por mim, por nós e pelos pequeninos".

Oração para uma vida mais feliz

"Dois irmãos gêmeos que passaram pela vida usando a bondade e o conhecimento médico, para curar todas as pessoas necessitadas, sem cobrarem nada em troca. Pedimos por intermédio de Deus, que São Cosme e São Damião, faça-nos assim tão amáveis e desinteressados, com o coração puro e, protetores das crianças e dos médicos, sempre seguindo os vossos ensinamentos cristãos. Dai-nos forças, para que nossa espiritualidade seja maior do que qualquer bem material, para que nossa alma esteja preparada para se doar o quanto ela puder aos irmãos carentes. São Cosme e São Damião, ampare-nos na fé e na luz que precisamos para iluminar mais este trabalho celestial. São Cosme e São Damião, rogai por nós!"

Oração para ter saúde e paz de espírito

“São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém”.

Último acesso: 21 Oct 2020 - 16:16:14 (1043505).