Publicidade

Dia de São Justino: Conheça a história do filósofo que virou padre

São Justino, em vida, foi um filósofo que se converteu aos ensinamentos da Igreja Católica e, assim, se tornou um dos primeiros padres

São-Justino
Dia de São Justino: conheça a história de um dos primeiros padres da Igreja Católica – Reprodução Instagram/@paroquiansraamaededeus

Neste sábado (1º), é celebrado o dia de São Justino. Por isso, trouxemos a história dele para você conhecer mais um pouco desta figura católica.

Publicidade

Do nascimento à formação

Justino nasceu no ano 103, na Palestina, época em que a religião católica estava consolidando-se. Mais tarde, estudou em uma das melhores escolas e formou-se em filosofia, com especialização em Platão. Um dia, ele decidiu ir viver na solidão. Nesta época, se encontrou com um senhor que falou do Evangelho e a vida de Jesus.

Um dos primeiros padres

Depois de ter vivenciado uma perseguição aos cristãos, decidiu se converter. No ano 130, foi batizado e tornou-se um dos primeiros padres da Igreja Católica. Como era muito culto, passou a evangelizar. Justino era, então, um missionário filósofo.

Como sabia escrever, deixou livros importantes que ainda estão presentes na catequese e na Igreja Católica. Ele conseguiu converter muitas pessoas influentes e, por isso, ganhou muitos inimigos com o tempo, entre eles, os filósofos Trifão e Crescêncio.

O segundo acabou sendo humilhado pelos argumentos de Justino e prometeu se vingar. Com isso, o denunciou ao imperador Marco Aurélio, o que acabou o levando ao julgamento. O final da história? Ele acabou flagelado e decapitado.

Publicidade

Oração a São Justino

Confira a prece para São Justino abaixo:

“Ó Deus, que destes ao mártir São Justino um profundo conhecimento de Cristo pela loucura da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, repelir os erros que nos cercam e permanecer firmes na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Publicidade