Publicidade

Dia de Nossa Senhora de Fátima: conheça mais sobre a figura católica

Veja quem foi a figura sagrada que apareceu diversas vezes às três crianças no ano de 1917 e saiba tudo sobre a história

dia-de-nossa-senhora-de-fatima
Dia de Nossa Senhora de Fátima: conheça a história da figura sagrada – Sidney de Almeida / Getty Images

Hoje, 13 de maio, se celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Sua história ficou famosa pelas aparições às três crianças. Conheça um pouco mais destes relatos que foram vivenciados no ano de 1917:

Publicidade

A primeira aparição

A história começa com Lúcia dos Santos, que na época tinha 10 anos de idade, e seus primos, Jacinta e Francisco Marto, com 7 e 9 anos. Enquanto levavam suas ovelhas para pastar na Cova da Iria e oravam, presenciaram um clarão e assustaram-se, pois acharam que era uma tempestade chegando. Em seguida, veio outro, marcado pela aparição de uma senhora vestida de branco e irradiando luz. Era Nossa Senhora de Fátima.

Segundo tradições, ela usava um vestido bordado com material dourado, um cordão de ouro na cintura, um manto sobre a cabeça e um terço de grãos brancos nas mãos. Lúcia pôs-se a conversar com ela, enquanto Jacinta escutava, porém, Francisco não ouvia nada. A anciã então perguntou-lhes: “Vocês querem oferecer-se a Deus, suportar todos os sofrimentos que Ele lhes mandar, como ato de reparação dos pecados, pelos quais Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores”. Lúcia, então, respondeu que sim, e Nossa Senhora então completou “Vocês deverão sofrer muito, mas a graça de Deus será seu conforto”.

Por que celebra-se no dia 13?

Neste momento, Nossa Senhora de Fátima pediu para que, nos próximos seis meses e exata mesma hora, as crianças aparecessem no mesmo lugar todo dia 13, pois, assim, iria mostrar-lhes quem é e o que desejava. Aquele dia marcava 13 de maio de 1917. Sendo assim, por causa das duas próximas aparições, a celebração da Igreja Católica ficou marcada para todo dia 13 do quinto mês do ano.

A segunda aparição

No mesmo dia da primeira vez que a figura sagrada apareceu para os meninos, Lúcia contou à sua mãe, que não acreditou na história e ainda deu uma bronca nos três, além de ter os repreendido. Com o tempo, a notícia começou a se espalhar. E, no dia 13 de junho, uma pequena multidão foi até o ponto de encontro junto com as crianças.

Publicidade

No mesmo horário do anterior, Ela apareceu e falou para Lúcia orar bastante, além de aprender a ler e escrever para poder transmitir as mensagens que tinha para compartilhar. Ademais, acrescentou que levaria Jacinta e Francisco em breve, mas Lúcia permaneceria para ajudar a tornar Nossa Senhora mais conhecida.

A terceira aparição

Desta vez, no dia 13 de julho, Nossa Senhora revelou três acontecimentos futuros que ficaram conhecidos como Segredo de Fátima e guardados por anos por Lúcia. Quando finalmente foram revelados, aconteceu através de um livro. O primeiro foi a visão do inferno, o segundo uma devoção ao Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia, que passava pela derrubada da Monarquia, caminhando rumo ao Comunismo. Ela revelou o terceiro, parcialmente, só em 2000. Ele mostrava um Santo Padre atravessando um local em ruínas, orando pelas almas das pessoas mortas, até o momento em que é morto por tiros, assim como bispos e sacerdotes.

A quarta aparição

Na época da quarta aparição, os pais das crianças foram intimados pelas autoridades locais, elas, por sua vez, foram interrogadas diversas vezes, sequestradas, ameaçadas e chegaram a ficar presas em uma cadeia pública. Por todas essas ocorrências, ela acabou não aparecendo na data, mas não deixou de marcar presença e, assim, pedir para que as crianças rezassem pelos pecadores, afirmando que iriam “muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.

Publicidade

A quinta aparição

Na penúltima vez que apareceu, pediu para que as pessoas continuassem a orar pelo fim da guerra. Ela afirmou que Deus estava contente com os sacrifícios dos meninos e relatou que faria um milagre em outubro.

A última aparição

Como ninguém estava acreditando nos meninos, Nossa Senhora então resolveu aparecer para muitas pessoas. No dia 13 de outubro, estava chovendo muito quando ela apareceu. Nossa Senhora identificou-se como Nossa Senhora do Rosário e realizou um milagre conhecido como a dança do sol. Por que? Acontece que ela fez com que o Sol fosse visto a olho nu, ficasse colorido e girasse em torno de si mesmo, como se estivesse aproximando-se da Terra. As roupas das pessoas, que antes estavam ensopadas, agora, se encontravam secas.

Dia de Nossa Senhora de Fátima

Passados treze anos, no dia 13 de outubro de 1930, as autoridades eclesiásticas reconheceram as aparições e declararam que eram dignas de fé. Assim, foi autorizado o culto da Nossa Senhora de Fátima. Por conta de ela ter aparecido nesta data de maio, se constatou o Dia de Nossa Senhora de Fátima.

Publicidade

Quanto a Francisco e Jacinta, morreram em 1919 e 1920, respectivamente, por causa da gripe espanhola. Lúcia, por sua vez, se tornou freira e faleceu em 2005, com 97 anos. A Igreja Católica canonizou os irmãos em 2017, mas o caso de Lúcia continua sendo analisado.

Publicidade