Reze pelos Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael
“Santos Arcanjos, socorrei-nos! Ajudai-nos, ó grandes santos irmãos nossos, que sois servos, como nós, diante de Deus”. Faça sua oração pelos santos!

“Santos Arcanjos, socorrei-nos! Ajudai-nos, ó grandes santos irmãos nossos, que sois servos, como nós, diante de Deus”. Faça sua oração pelos santos!
Os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael possuem cargos distintos. Antes, eles eram celebrados em datas diferentes, mas depois das reformas do Concílio Vaticano II, eles são celebrados no mesmo dia: hoje, 29 de setembro.
São Miguel é o primeiro e seu nome tem o seguinte significado: “Quem como Deus?”. Ele é um dos setes espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, segundo a Bíblia, e um dos grandes príncipes do céu. Além disso, segundo a crença, Miguel Arcanjo tem uma intimidade profunda com Deus. Ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja.
Já o nome de São Gabriel Arcanjo significa “força de Deus”. É o anjo guardião dos sacerdotes, catequistas, da comunicação e das evangelizações e traz a verdade para quem procura mais luz em sua vida. Gabriel é o anjo da anunciação, que fala à Maria e tem a missão de anunciar o Salvador.
Já São Rafael e aparece no livro de Tobias. Ele também é chamado de Arcanjo da Misericórdia e Anjo de Pentecostes, pois carrega em si um fogo abrasador e é quem ensina Tobias a adorar a Deus. Ele traz a cura física e espiritual.
“Santos Arcanjos, socorrei-nos! Ajudai-nos, ó grandes santos irmãos nossos, que sois servos, como nós, diante de Deus. Defendei-nos de nós mesmos, da nossa covardia e tibieza, de nosso egoísmo e de nossa ambição, de nossa inveja e desconfiança, de nossa avidez em procurar a saciedade, a boa vida e a estima.
Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvenda os nossos olhos que nós mesmos fechamos, para não precisarmos ver as necessidades de nosso próximo, e poder assim ocupar-nos de nós mesmos, numa tranquila autocomplacência.
Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus, para que não deixemos de procurá-Lo com ardor, contrição e amor.
Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa. Contemplai em nós as lágrimas de Vossa Rainha, que ela derramou sobre nós. Contemplai em nós, a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser por Sua vontade e Seu amor.
Ajudai-nos a conhecer a Deus, a adorá-Lo, a amá-Lo e a servi-Lo. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que traiçoeiramente nos envolvem e nos afligem.
Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que um dia estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. Amém.
São Miguel, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós. São Rafael, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós. São Gabriel, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!”