Publicidade

Dia da Gestante: dor na lombar é comum, mas não precisa ser constante

Neste 15 de agosto, Dia da Gestante, especialista fala sobre como grávidas podem aliviar as dores na lombar e ressalta importância de acompanhamento médico

Dia da Gestante: dor na lombar é comum, mas não precisa ser constante
Dia da Gestante: dor na lombar é comum, mas não precisa ser constante – Freepik/yanalya

No Dia da Gestante, falar sobre o cuidado com as costas também é essencial.Um estudo descritivo e observacional feito pelo departamento de Tocoginecologia da Unicamp e Centro de Terapia e Reabilitação Integrada Municipal Cetrim, Paulínia, SP, destacou a importância de oferecer maior atenção para as queixas de dores nas costas vindo de gestantes. A pesquisa foi realizada em 203 grávidas, selecionadas em salas de espera de Unidades Básicas de Saúde da cidade de Paulínia no momento em que chegavam para a assistência pré-natal.

Publicidade

Cerca de 80% das gestantes relataram dor na coluna vertebral em algum período da gravidez, sendo que os locais mais referidos foram as regiões lombar e sacroilíaca. A dor foi mais frequente entre as mulheres mais jovens.

Dor na lombar: que seja comum, mas não constante

Neste dia 15 de agosto, Dia da Gestante, data que serve não somente para parabenizar as grávidas, devemos refletir sobre as necessidades da mulher durante esse período da vida. São muitas mudanças e desafios nos 9 meses de gestação, e inúmeras reclamações de dor na coluna durante essa fase.

O neurocirurgião e especialista em coluna Dr. Haroldo Chagas conta que a dor lombar durante a gravidez é comum, mas não precisa ser constante. Com alguns métodos, é possível evitar ou amenizar as dores na lombar.

Chefe da neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa, Dr. Haroldo explica que se alongar pode ser uma boa opção para suavizar as dores. Isso vai ajudar para que as pernas e costas tenham mais flexibilidade.

Publicidade

O médico ressalta a importância de um acompanhamento profissional na hora de praticar atividades físicas. Isso diminuirá as chances de realizar um alongamento inadequado, que pode acabar colocando ainda mais pressão em cima das articulações.

“Entre as atividades indicadas para gestantes, estão o yoga e a natação, que ajudam a reforçar a musculatura da lombar e do abdômen, diminuindo a pressão em cima dos ligamentos e articulações”, afirma Dr. Haroldo.

Algumas dicas básicas e fáceis de inserir na rotina diária também podem ajudar bastante a amenizar as dores. “Tentar descansar, evitar ficar muito tempo de pé, ficar ereta, sempre dobrar os joelhos e evitar sapatos altos: esses são alguns dos conselhos do especialista em coluna”, finaliza Haroldo.

Publicidade