Publicidade

Escolha correta do enxoval traz saúde mental para nova família; entenda por quê

Segundo estudo, a ansiedade deve ser evitada durante toda a gestação (mas, claro, também na escolha do enxoval) para não prejudicar o bebê

Escolha correta do enxoval traz saúde mental para nova família; entenda por quê
Escolha correta do enxoval traz saúde mental para nova família; entenda por quê – Freepik

De acordo com um estudo do Hospital Nacional da Criança publicado na revista científica JAMA Network Open, altas taxas de ansiedade, depressão e estresse das mulheres durante a gravidez podem alterar características do cérebro fetal. Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde do bebê e é preciso evitar qualquer tipo de preocupação.

Publicidade

A pesquisa ainda mostra que, independente da posição econômica familiar, uma em cada quatro mulheres grávidas sofre de sintomas relacionados ao estresse. Nesse estado em que tudo preocupa, a escolha do enxoval deve ser encarada como um momento de prazer e não preocupação.

Entenda por que a escolha certa do enxoval traz saúde mental aos pais

Esse quadro de atenção também foi identificado por Priscila Goldenberg, personal shopper especializada na consultoria a essas novas famílias.

“Em 13 anos de atuação, percebi de uns quatro anos para cá que os pais estão cada vez mais ansiosos, querem que seus filhos cheguem ao mundo com tudo perfeito. Mas essa situação requer muitas coisas, especialmente fazer escolhas certas para evitar aborrecimentos. Nessa fase, tudo pode desencadear um momento frustrante na vida dos pais e com os hormônios à flor da pele, o melhor é evitar certos tipos de situação”, explica a especialista.

Já que estamos falando em não passar estresse, que tal se divertir com compras erradas que todos já fizemos com relação aos bebês? A personal shopper enumera os erros dos enxovais para que você não gaste dinheiro à toa e se divirta com escolhas.

Publicidade

“Sempre dou um exemplo aos meus clientes: o bebezinho nasce com o chip zerado, e somos nós pais que enviaremos informações para a cabecinha dele. Se nunca for apresentado ao bebezinho, lenço umedecido quente para limpar o bumbum nem a mamadeira aquecida, o mesmo não estranharia se estes estiverem em temperatura ambiente. Tudo se resume a hábitos que nós pais passamos aos nossos filhos. Hoje em dia precisamos ser práticos e essa praticidade ajuda a maternidade bem como o dia a dia serem mais leves”.

Além disso, Priscila se diverte com outras ‘fofuras’ compradas pelos pais de primeira viagem: “Chapéu para colocar na cabeça do bebê para não cair água no rosto na hora do banho. Precisa? Claro que não (risos). E por favor, calça jeans para recém-nascido? Socorro!”, brinca.

Apesar do tom de brincadeira, Priscila finaliza explicando que são necessárias algumas escolhas corretas para que o futuro não custe caro – e o presente também, claro, sua saúde mental é muito importante.

Publicidade

“Chupetas com bicho de pelúcia pendurado. Isso é péssimo, tenho três dentistas na minha equipe e sempre conversamos sobre os produtos. Estes, além de não ser ortodônticos, o peso do bicho pendurado pode puxar toda arcada dentária para fora. Então, se quiser manter a saúde mental antes, durante e depois da chegada do bebê, é bom estar atenta”, conclui.