Ary Borges, que marcou 3 gols para o Brasil em estreia na Copa, foi criada pelos avós e conheceu pais aos 10 anos

Estrela do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina, Ary Borges teve apoio da família para ingressar no esporte. Conheça sua história

Ary Borges, que marcou 3 gols para o Brasil em estreia na Copa, foi criada pelos avós e conheceu pais aos 10 anos
Ary Borges, que marcou 3 gols para o Brasil em estreia na Copa, foi criada pelos avós e conheceu pais aos 10 anos – Foto: Sarah Reed/Getty Images

A Seleção Brasileira de futebol nos encheu de orgulho na estreia da Copa do Mundo Feminina nesta segunda-feira, 24 de julho. Em goleada contra o Panamá, nossa equipe finalizou a partida somando quatro gols, três deles feitos pela meia-campista Ary Borges, de 23 anos, que marcou seu primeiro gol, de cabeça, aos 18 minutos de jogo.

Publicidade

O segundo ponto de Ary Borges veio aos 37 minutos, ainda no primeiro tempo, após assistência de Tamires. O terceiro, aos 24 minutos do segundo tempo. Por fim, Bia Zaneratto completou a goleada e marcou o quarto gol da partida, com a assistência de ninguém menos que Ary.

Ary Borges, a estrela do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo

Apesar da desvalorização do futebol feminino, as mulheres no esporte vêm conquistando seu espaço gradativamente. Assim, a curiosidade acerca das participantes que formam esse timaço também cresce. Ary Borges, indiscutivelmente a estrela do jogo de estreia da Seleção Brasileira na Copa, ganha espaço na mídia e tem sua história compartilhada.

Nascida em São Luís, no Maranhão, Ariadina Alves Borges, mais conhecida como Ary Borges, foi criada pelos avós até os 10 anos de idade. Os pais, quando a jogadora tinha apenas 2 anos, foram para São Paulo em busca de melhores condições de vida e trabalho. Ao completar uma década, Ary se reencontra com pai e mãe e passa a morar com eles no sudeste do Brasil.

Foi o pai, aliás, que introduziu Ary no mundo esportivo. Além de acompanhar a filha, que já se interessava por futebol por influência dos primos, durante os jogos nos estádios de São Paulo afora, ele a levou até o Centro Olímpico. Lá, iniciou sua carreira nas categorias de base até atingir nível profissional.

Publicidade

Carreira e conquistas

Aos 18 anos, Ary Borges foi contratada pelo Sport-PE e, chegando com o pé direito, conquistou os títulos máximos nos campeonatos pernambucanos em 2017, seu ano de estreia, e 2018. No sudeste, foi contratada pelo São Paulo FC, mas em 2021 ingressou no rival Palmeiras. Foi pelo “Verdão” que Ary ganhou sua primeira Libertadores.

No final do ano seguinte, em 2022, a atleta ingressa em carreira internacional e veste a camisa do Racing Louisville, clube americano, onde joga até hoje.

Na Seleção Brasileira, Ary Borges estreou em 2020. Pelo Brasil, a esportista foi campeã da Copa América 2022, competição disputada na Colômbia. Agora, ela estreia na Copa do Mundo, após renovação do time brasileiro, proposta pela treinadora e ex-futebolista sueca Pia Sundhage.

Publicidade