Avanços tecnológicos permitem criação de modelo mais preciso do coronavírus em 3D; confira

Estudo lança vídeo ampliado mostrando detalhadamente a estrutura do vírus; assista

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 19 maio, 2020

Estudo lança vídeo ampliado mostrando detalhadamente a estrutura do vírus; assista
Avanços tecnológicos permitem criação de modelo mais preciso do coronavírus em 3D - YouTube/VISUAL SCIENCE

O modelo mais preciso até hoje já visto do coronavírus tomou forma. Um estúdio especializado em animações biomédicas criou uma representação em 3D que mostra de maneira ampliada as estruturas vírus que provoca a Covid-19.

Segundo informações do vídeo compartilhado pelo canal VISUAL SCIENCE, no YouTube, o micro-organismo chega a ser mil vezes mais fino que um fio de cabelo humano.

Ainda de acordo com as legendas do registro, é explicado a maneira como o novo vírus ataca as células hospedeiras do corpo das vítimas, usando-as para se multiplicar e, em seguida, as eliminando.

Para que possam entender o modelo, a parte verde mais clara representa o 'centro' do vírus. Já as bolinhas vermelhas ao redor são caracterizadas como sendo o material genético do coronavírus (RNA), e protegidas pelas bolinhas verdes, ou proteínas especiais.

O cinza mais fraco seria como uma 'casca', feita a partir de uma membrana retirada da célula hospedeira, ou a célula que foi invadida. O vermelho mais vivo representa as proteínas 'matrizes' codificadas pelo vírus. Por fim, as 'pontas' que saem do vírus são as 'lanças de proteínas', usadas para conectá-las às células hospedeiras e infectá-las.

As bolinhas brancas ao redor do vírus representam anticorpos protetores contra a infecção. Veja quais os sintomas menos comuns causados pela Covid no corpo humano.

O estúdio especializado afirma ter empregado as mesmas técnicas de bioinformática estrutural usadas nas pesquisas básicas e desenvolvimento de novas drogas.

Confira o vídeo:

 

Último acesso: 10 Jul 2020 - 10:50:33 (1042757).