Publicidade

Em cena inédita, onça-pintada é flagrada no Parque Nacional do Iguaçu

O projeto Onças do Iguaçu identificou a onça-pintada na natureza através de uma das 60 armadilhas fotográficas espalhadas pelo local

Em cena inédita, onça-pintada é flagrada no Parque Nacional do Iguaçu
Em cena inédita, onça-pintada é flagrada no Parque Nacional do Iguaçu – Foto: Projeto Onças do Iguaçu

Se existe um animal extremamente encantador, este animal é a onça-pintada. Recentemente, uma das armadilhas fotográficas do Parque Nacional do Iguaçu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná – na fronteira com a Argentina, país que também detém parte das famosas Cataratas localizadas no parque, capturou a imagem de uma onça-pintada.

Publicidade

Onça-pintada flagrada no Parque Nacional do Iguaçu

E se você reparou no título da matéria, deve estar se perguntando por que a cena foi considerada inédita. A aparição de um animal deste porte já é algo grandioso, mas, desta vez, a onça-pintada em questão ainda não constava nos registros do parque.

O projeto Onças do Iguaçu é o grande responsável por identificar cada um dos animais da espécie a circular pelo Parque a partir de 60 armadilhas fotográficas espalhadas pela área. Como apontou os responsáveis pelo projeto, a onça encontrada se trata de um macho aparentemente saudável. Agora, a grande dúvida é o nome do animal: Sami, que significa ‘aquele que tem olhar inquieto’, ou Apoena, ‘aquele que enxerga longe’.

Projeto Onças do Iguaçu

Há cada dois anos, o projeto Onças do Iguaçu divulga um senso com o número de onças contabilizadas na área. O último dado, de 2021, mostra que havia 24 onças-pintadas vivendo do lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu. Em 2020, um ano antes, o número chegou a 28, mas especialistas confirmam que, apesar da queda, o número segue estável.

No dia a dia, o Projeto Onças do Iguaçu não anda sozinho. Pesquisadores argentinos também atuam na preservação da espécie. E graças ao trabalho desta equipe, hoje sabemos que, em 12 anos, o número de onças-pintadas quase dobrou. Em 2008, por exemplo, a estimativa era de 50 indivíduos da espécie no corredor verde do parque. Em 2016, o número saltou para 90. Hoje, na mesma área, acredita-se que vivem certa de 76 a 106 onças-pintadas.

Publicidade