Publicidade

Exagerou no sal? Confira 3 dicas para reverter a situação e aproveitar seu prato

Usar a batata em receitas com bastante líquido é uma das saídas que iremos apresentar para vocês hoje; confira

Exagerou no sal? Confira 3 dicas para reverter a situação – Foto de Artem Beliaikin no Pexels / Freepik

É difícil encontrar alguém que nunca tenha errado a mão no sal, não é mesmo?

Publicidade

Mas, você sabia que existem métodos para reverter essa situação? Além de fáceis e totalmente caseiros, as dicas que iremos dar hoje serão úteis para salvar seus pratos de comida demasiadamente salgados.

Mas fica aqui um alerta! Vale lembrar que os brasileiros, em geral, exageram na quantidade de sal e não têm consciência disso, segundo informações do Ministério da Saúde. Diariamente, nós ultrapassamos a quantidade ideal de sal indicada pela OMS em até duas vezes. Para saber mais sobre o assunto, basta clicar aqui.

Por isso, antes de exagerar no sal, é importante que tenhamos em mente que o ideal é diminuir cada vez mais a quantidade que colocamos em nossas comidas. Mas, se acontecer, veja como reverter a situação a partir das indicações abaixo. As dicas sugeridas abaixo foram inspiradas em matéria compartilhada pela Revista Menu.

SIM, A BATATA FUNCIONA!

Publicidade

Este é o truque mais famoso para retirar o sal dos pratos de comida. Isso porquê a batata crua funciona como uma espoja, sugando o sal em excesso. Neste caso, o ideal é que você use a batata em receitas que contenham mais líquidos, como sopas, feijão, arroz, caldos em geral.

Para isso, basta você descascar as batatas e cortá-las em rodelas grandes. Se você estiver fazendo a receita para até quatro pessoas, duas batatas já irão lhe ajudar. Caso contrário, aumente a quantidade da leguminosa.

PARA ALÉM DO TEMPERO, USE O LIMÃO

Publicidade

Para carnes grelhadas, frituras e até mesmo saladas, como um bom vinagrete, por exemplo, o limão aparece como nosso aliado. Basta espremer algumas gotinhas em cima do prato e degustá-lo. E claro, você ainda pode usar o suco da fruta para temperar seu prato. Quem aí também ama um limãozinho na comida?

MISTURINHA DE VINAGRE E AÇÚCAR

Ao contrário da batata, para pratos que não contêm muito líquido, a dica é usar o açúcar e vinagre. Para isso, em um recipiente, misture uma colher de sopa de açúcar com uma colher de sopa de vinagre neutro, como o de álcool ou o de maçã, por exemplo. A misturinha irá formar uma pasta que deve ser colocada ainda na panela ou na forma. Diferentemente da batata, que irá sugar o sal, o açúcar e o vinagre irão compensar o excesso de sal na receita com o doce e a acidez.

Publicidade