Publicidade

Partindo do Reino Unido, homem caminha 7 mil km para orar em Meca

Muçulmano, Adam Mohamed peregrinou durante 11 meses, partindo do Reino Unido à cidade de Meca, na Arábia Saudita, para o Haje

Partindo do Reino Unido, homem caminha 7 mil km para orar em Meca
Partindo do Reino Unido, homem caminha 7 mil km para orar em Meca – Foto: Mustafa Fathy / Pexels

Hoje, 7 de julho, é um dia muito importante para os muçulmanos, pois a data marca em 2022 o início do Haje, ou seja, um período de peregrinação a Meca, na Arábia Saudita, considerado o último dos “Cinco pilares do Islamismo”, que indica a obrigatoriedade de, pelo menos uma vez na vida, o muçulmano adulto visitar a cidade santa para orar – caso possua recursos.

Publicidade

Homem caminha 7 mil km para orar em Meca

Chegou a vez de Adam Mohamed peregrinar à cidade sagrada. Mas o muçulmano resolveu se desafiar e escolheu um dos caminhos mais difíceis de percorrer até Meca: foram 7 mil quilômetros de caminhada partindo do Reino Unido. O trajeto completo demorou 11 meses para ser percorrido.

Adam Mohamed, engenheiro eletricista britânico de origem curdo-iraquiana, encarou o percurso, na verdade, como um retiro espiritual. Foram nove países percorridos até chegar à cidade de Tabuk, localizada no noroeste da Arábia Saudita, a mil quilômetros de Meca.

“Parei várias vezes para descansar. Mas estava focado em meu objetivo. Tenho 53 anos. O que são onze meses a caminho da casa de Deus?”, disse o britânico à agência de notícias AFP. “Chorei quando cheguei. Foi uma sensação incrível”, continuou Adam, 15 quilos mais magro.

Dificuldades pelo caminho

Mas não basta simplesmente ir a Meca. A viagem necessita, a priori, de uma autorização do Estado, principalmente neste período em que seguimos enfrentando a pandemia. Em 2019, 2,5 milhões de pessoas participaram do Haje. Nos dois últimos anos, porém, Meca não recebeu estrangeiros – participaram em 2020 somente 10 mil residentes da Arábia Saudita, e em 2021, 60 mil, mas que deveriam estar vacinados contra o vírus.

Publicidade

Com a autorização das autoridades sauditas, Adam Mohamed pôde começar sua trajetória a pé. Sua mulher e duas filhas também participarão do Haje este ano, mas chegarão a Meca de avião, onde encontrarão com o familiar. Em 2022, participação da peregrinação um milhão de muçulmanos, sendo 850 mil estrangeiros. A data sagrada terá como término o início da noite da próxima terça-feira, 12.