Russo que venceu Nobel da Paz leiloa medalha para ajudar crianças da Ucrânia
“Precisamos ajudar as pessoas que mais sofrem”, afirmou russo que ganhou o Nobel da Paz e doou o prêmio para crianças ucranianas

“Precisamos ajudar as pessoas que mais sofrem”, afirmou russo que ganhou o Nobel da Paz e doou o prêmio para crianças ucranianas
Em 2021, o jornalista russo Dmitry Muratov, editor-chefe do jornal independente Novaya Gazeta, ganhou um prêmio do Nobel da Paz por defender a liberdade de expressão na Rússia. Agora, ele vendeu sua medalha por uma causa maior: para ajudar as crianças da Ucrânia.
Em março desse ano, logo após o início do conflito entre os dois países, o veículo onde Muratov trabalhava teve que fechar depois que Kremlin proibiu a palavra “guerra” para descrever a situação no país vizinho, chamada pelo governo de “operação militar especial”. A pena varia desde multas pesadas até o completo fechamento.
Por isso, o jornalista decidiu leiloar sua medalha em prol daqueles que mais precisavam no momento. Inicialmente, quando ele ganhou o prêmio, decidiu doar o montante de US$ 500 mil dólares para a caridade, mas depois optou por leiloar o próprio prêmio em si. O leilão tomou um rumo surpreendente e acabou arrecadando mais de 103 milhões de dólares. Todo o valor será doado à Unicef para ajudar crianças ucranianas.
“A mensagem mais importante hoje é que as pessoas entendam que há uma guerra acontecendo e precisamos ajudar as pessoas que mais sofrem”, afirmou Muratov, em um vídeo divulgado pela Heritage Auctions, empresa que realizou o leilão, nos Estados Unidos.