inspiracao   / Ícone brasileiro

Viva! Em celebração aos 75 anos do cantor Belchior, relembre e ouça cinco clássicos marcantes do artista

Entre o sucesso no MPB e a reclusão da vida artística, Belchior segue marcando gerações, principalmente após o lançamento de "AmarElo", álbum do rapper Emicida, que revisitou a obra do artista

Bons Fluidos Publicado terça 26 outubro, 2021

Entre o sucesso no MPB e a reclusão da vida artística, Belchior segue marcando gerações, principalmente após o lançamento de
Viva! Em celebração aos 75 anos do cantor Belchior, relembre e ouça cinco clássicos marcantes do artista - Reprodução / WikiMedia Commons / Foto: Fabio Dutra - Reprodução / Flickr / TV Brasil - EBC

"Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro; Ano passo eu morri, mas esse ano eu não morro!". E não morre mesmo, Belchior. Seu legado entre nós, brasileiros, segue vivo.

Nascido Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes em 26 de outubro de 1946, na cidade de Sobral, região norte do Ceará, o cantor que adotou seu nome do meio como o artístico viveu entre o auge do MPB, a repressão musical pela ditadura militar, um sumiço inesperado e uma reclusão sem volta.

+++ Museu subaquático de água doce inédito é inaugurado em Bonito, no MS

Ícone entre os anos 70 e 80, Belchior se afastou dos holofotes no início dos anos 2000. Cortou relação com os mais próximos, tanto familiares, quanto empresários e produtores, e passou a viver em terras uruguaias durante os próximos anos, como relatam fãs. Na época, o programa Fantástico, exibido pela TV Globo, procurou Belchior, que cedeu uma entrevista. Para a imprensa, o cantor falou que andaria escrevendo novas canções.

+++ Onça-parda é avistada pela primeira vez em 80 anos de volta às florestas do Rio de Janeiro

Faleceu em abril de 2017, aos 70 anos, enquanto dormia em sua casa localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, vítima de um aneurisma na aorta. Para os mais novos, Belchior voltou a fazer sucesso graças à gravação de 'Sujeito de Sorte' para o álbum "AmarElo", do rapper Emicida, lançado em 2019.

Abaixo, separamos 5 sucessos do artista para você acompanhar e relembrar. Confira:

1. Sujeito de Sorte - Belchior

2. A Palo Seco - Belchior

3. Apenas Um Rapaz Latino Americano - Belchior

4. Medo de Avisão - Belchior

5. Como Nossos Pais - Elis Regina

Poucos sabem, mas a canção 'Como Nossos Pais', famosa na voz da grande Elis Regina, foi composta por Belchior em 1976. Por esse motivo, não poderia deixar de estar de fora de nossa lista.

 

Último acesso: 04 Dec 2021 - 01:10:19 (1045918).