Essas sete plantas prometem afastar os ratos da sua casa

É sabido que certos odores costumam apartar mosquitos, mas você sabia que há alguns que também são eficientes quando o assunto é rato? Descubra!

plantas-ratos
É sabido que plantas costumam afastar mosquitos, mas você sabia que elas também são eficientes quando o assunto é sobre os ratos? – Créditos: depositphotos.com / AntonMatyukha

É sabido que plantas costumam afastar mosquitos, mas você sabia que elas também são eficientes quando o assunto é sobre os ratos? Descubra sete delas e como plantá-las.

Publicidade

Sete plantas que afastam ratos

Segundo especialistas, as plantas atuam como barreira natural dos ratos, pois possuem compostos aromáticos que são muito fortes e irritam o olfato dos roedores. E algumas se sobressaem nesta tarefa. Ademais, podem ser plantadas em volta da casa, perto de janelas e portas, e em vasos de cozinha ou no solo. Abaixo, veja quais são elas.

Hortelã-pimenta

O odor liberado pelo hortelã-pimenta acaba sendo um dos repelentes naturais mais eficazes contra ratos. Ele gosta da luz emitida pelo sol pleno ou da meia-sombra; de solo úmido, ser regado frequentemente, mas sem encharcar; e vale evitar outras espécies por ser invasivo.

Arruda

Além dos ratos, a arruda também aparta gatos e insetos por causa do cheiro marcante. Ela é uma planta que prefere o sol pleno, um solo bem drenado, a rega moderada – já que é resistente à seca – e um cuidado extra ao ser manuseada, porque pode causar irritações.

Alecrim

O alecrim não serve somente para o que citamos, mas também se faz presente na cozinha e medicina natural. O mesmo adora o sol, uma terra mais arenosa e receber água de forma espaçada.

Lavanda

Apesar de o ser humano adorar a lavanda para o relaxamento, os roedores a detestam. Ela prefere a luz direta, uma base bem alcalina e drenada e pouco líquido.

Capim-limão

Este, por sua vez, é um repelente natural por causa de seus óleos essenciais. Ele prefere o sol pleno, o solo fértil e úmido; e a rega regular.

Manjericão

Além de ser um tempero versátil, o cheiro afasta os animais. Suas preferências são pela luz plena, terra rica e drenada, mas úmida.

Publicidade

Eucalipto

A sugestão para o tipo anão, especialmente, é plantá-lo em vasos, dessa forma, o óleo aromático incomodará os ratos. Ele, por fim, aproveita a luz do sol pleno, a terra arenosa e drenada e a rega moderada.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital