jardim   / Jardinagem

Farinha de ossos nas plantas? Saiba porquê adubar suas plantas com este fertilizante orgânico

Entenda para que serve a farinha de ossos e como adubar suas plantas com este fertilizante

Bons Fluidos Publicado terça 9 fevereiro, 2021

Entenda para que serve a farinha de ossos e como adubar suas plantas com este fertilizante
Saiba sobre a importância da farinha de ossos - Instagram/ Victor horta na varanda

Para uma planta se desenvolver, crescer saudável e, em alguns casos, dar frutos, ela necessita de alguns cuidados como a rega adequada, luz solar e principalmente de um bom solo nutrido e apropriado.

Os adubos e fertilizantes são os grandes aliados na missão de deixar a terra de uma plantinha mais rica para que ela tinha à disposição os nutrientes que necessita para sua sobrevivência. Alguns adubos orgânicos têm em sua composição cálcio, fósforo, nitrogênio e outros nutrientes que ajudam na fertilização dos solos. 

+ VEJA TAMBÉM: 6 razões que podem estar causando a morte de suas plantas

A farinha de ossos é um destes adubos orgânicos ricos em nutrientes que darão um "up" nas plantinhas, no entanto, antes de utilizá-la é importante saber porquê ela é utilizada e em quais casos ela é recomendada. 

O que é a Farinha de Ossos? 

A farinha de ossos é feita à partir de ossos de animais, geralmente ossos bovinos, que são cozidos em temperaturas altíssimas até perder sua rigidez. Em seguida, estes ossos são triturados até atingir a textura de farinha e vendidos em lojas de produtos de jardinagem. 

Segundo o engenheiro agrônomo Gaspar Yamasaki, autor do canal no YouTube Cultivando, a farinha de ossos tem cálcio e fósforo; este último é difícil de ser encontrado em outras fontes orgânicas o que aumenta a procura pelo produto feito à partir de ossos.

+ VEJA TAMBÉM: Purifique seu espaço a partir dessas 5 plantas capazes de melhorar a qualidade do ar em ambientes pequenos

Em um vídeo gravado para seu canal, o engenheiro contou que o fósforo serve para armazenamento de energia das plantas e é essencial para o desenvolvimento das raízes e para o florescimento. Já o cálcio é importante para o transporte de nutrientes dentro da planta  e para a formação das células. 

Embora a farinha de ossos seja um excelente adubo, nem sempre ela é necessária e pode ser prejudicial se for utilizada em excesso. 

"As plantas necessitam de uma determinada quantidade de nutrientes essenciais, se a terra não tiver a quantidade necessária destes nutrientes, a planta vai ficar com deficiência de nutrientes e não vai conseguir se desenvolver e terão uma série de problemas. Mas se a terra já tiver estes nutrientes, não vai adiantar nada [usar o fósforo].", destacou Gaspar. 

Último acesso: 17 Oct 2021 - 09:12:23 (1044343).