Você sabia? Café diminui a vontade de comer doce

Neste sábado (24), é celebrado o Dia Nacional do Café, e a bebida, além de dar um up, ainda pode contribuir para os instantes em que não queremos incluir a sobremesa nas refeições

café-doce
Além de ajudar a dar aquele up, o café também contribui para os momentos em que vem aquela vontade de comer um doce que não está nos planos – Créditos: depositphotos.com / ArturVerkhovetskiy

Neste sábado (24), é celebrado o Dia Nacional do Café. E além de nos ajudar a dar aquele up, ele também contribui para os momentos em que vem aquela vontade de comer um doce, mas não estava nos nossos planos. Saiba mais:

Publicidade

Café ajuda a diminuir vontade de doce

Beber o famoso cafezinho pode ajudar a vontade de comer um doce por causa de seu sabor amargo. Isso porque ocorre uma inibição reversível dos receptores das papilas gustativas. Porém, a mudança dura apenas alguns minutos ou mais.

Mais especificamente, segundo o que disse o nutricionista Jefferson Bitencourt, ao ‘Metrópoles‘, o T2R do paladar e do intestino passa por uma estimulação com um alimento amargo. Dessa forma, ativa a via homeostática – que faz parte do processo fisiológico e hormonal do organismo – regula a vontade de comer. Então, o café, principalmente, ao fim de cada refeição, pode inibir a necessidade de excessos, como o doce.

Como funciona?

Apesar da tática se demonstrar efetiva, é importante lembrar que o preparo talvez não agrade àqueles que adoram a bebida bem adoçada. Isso porque, para funcionar, o café precisa estar amargo, ou seja, sem adoçantes ou açúcar. E, em casos de cafeteria ou restaurante, também não fará efeito se você ingerir as bolachinhas e mini doces que costumam acompanhar a xícara.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital