Publicidade
Cientistas anunciam cura da primeira mulher com HIV após tratamento com células-tronco – Freepik / DCStudio

Uma paciente norte-americana se tornou a primeira mulher e terceira pessoa no mundo curada do HIV após receber um transplante de células-tronco doadas por um indivíduo naturalmente resistente ao vírus da AIDS. A confirmação do caso foi divulgada por pesquisadores nesta última terça-feira, 15.

Publicidade

Primeira mulher é curada do HIV após tratamento com células-tronco

Neste caso, a paciente de 64 anos recebeu as células-tronco vindas do sangue presente em um cordão umbilical. A princípio, as células-tronco do cordão haviam sido destinadas à paciente para tratar seu caso de leucemia mieloide aguda (LMA), um tipo de câncer ligado às células de sangue formadas na medula óssea.

A mulher considerada a primeira no mundo a ser curada do HIV teve seu caso apresentado na Conference on Retroviruses and Opportunisitic Infections de Denver. Atualmente, ela está há 14 meses livre do vírus e de seu consequente tratamento, conhecido como terapia anti-retroviral.

+++ Estudo diz que praticar exercícios após a vacina aumenta a produção de anticorpos

“Este é agora o terceiro relato de cura neste cenário, e o primeiro em uma mulher vivendo com HIV”, disse Sharon Lewin, presidente eleita da Sociedade Internacional de AIDS em comunicado. Os dois outros pacientes curados receberam células-tronco adultas, frequentemente utilizadas em transplantes de medula óssea.

Publicidade

“Juntos, esses três casos de cura pós-transplante de células-tronco ajudam a desvendar os vários componentes do transplante que foram absolutamente essenciais para a cura”, finaliza Lewin.

+++ Técnica Hipec de quimioterapia é aprovada pelo SUS para pacientes oncológicos

Publicidade