Publicidade

Home office: saiba porquê trabalhar da cama não é uma boa ideia, embora pareça confortável

Entenda os motivos que prejudicam o profissional que trabalha deitado ou sentado na cama

Entenda porquê trabalhar da cama não é recomendável – Pexels

Desde o início da pandemia, muitas empresas adotaram o esquema de home office e dispensaram seus funcionários para trabalharem direto de casa afim de evitar que eles sejam expostos à Covid-19 no transporte ou durante o trabalho presencial. 

Publicidade

A maioria destes profissionais tiveram que improvisar em suas casas uma área de trabalho para manter uma rotina e um ambiente similar ao escritório, no entanto, muitos deles optaram por dispensar a mesa de trabalho e a cadeira confortável e tornar o espaço mais confortável da casa em sua área de trabalho: a cama.

A cama deixou de ser exclusivamente um local de para dormir e relaxar e virou o escritório desses profissionais, no entanto, embora em teoria, trabalhar da cama soa como um sonho realizado já que o quarto é geralmente um ambiente aconchegante, a cama não é o local ideal para trabalhar, segundo especialistas. 

+ VEJA TAMBÉM: Tirar um cochilo durante o home office melhora a capacidade cognitiva, aponta estudo

O que no começo pode parecer perfeito, gradualmente tratá consequências ruins para a produtividade, saúde e o autocontrole do profissional. 

Publicidade

Veja 4 motivos para não trabalhar da cama:

Postura inadequada

Trabalhar da cama pode ser trágico para a postura e como consequência provocar dores musculares e nas costas. Mesmo se você se sentar na cama, ainda estará sentado em uma superfície irregular por um longo período de tempo, com o monitor em uma altura incorreta e provavelmente curvando suas costas.

Publicidade

Sono afetado

Quando usamos nossa cama para outras atividades, como trabalhar, ler, assistir TV, etc., criamos uma associação com a vigília. Queremos que a cama seja uma sugestão para o sono e trabalhar na cama enfraquece essa associação. 

+ VEJA TAMBÉM: Dê um boost na sua produtividade durante o home office com estas 6 dicas práticas

Publicidade

Falta de produtividade

Trabalhar na cama diminui a qualidade do sono, o que diminui a produtividade do trabalho, os níveis de energia e a qualidade de vida. Além disso, você pode acabar se rendendo a constantes sonecas durante o trabalho.

Falta de Higiene

Publicidade

Nós eliminamos células mortas da pele o suficiente por dia para alimentar um milhão de ácaros.Se você considerar o tempo adicional gasto na cama trabalhando, estará apenas aumentando o acúmulo de bactérias.