Publicidade

Respiração quadrada: saiba o que é e como praticar em 4 passos esta técnica clássica que ajuda a diminuir a ansiedade

Veja como pode ser fácil controlar a ansiedade a partir de uma técnica simples de respiração

Saiba o que é e como praticar a respiração quadrada – Pinterest

O dia a dia do ser humano tende a ser cada vez mais estressante. Noites mal dormidas, o contato excessivo com os aparelhos eletrônicos, a correria e tensão do trabalho, o trânsito e os cuidados com a casa, são alguns dos motivos que podem desgastar gradualmente o individuo. Com a chegada do coronavírus, a situação não tende a melhorar, mas agora os motivos são outros: manter a rotina e lidar com o isolamento social, simultaneamente.

Publicidade

Pensando nisso, a Bons Fluidos irá lhe apresentar a chamada respiração quadrada, técnica simples pode ser usada como escape nos momentos de tensão.

Esse exercício dividido apenas em quatro partes, auxilia no controle do estado de ansiedade e na respiração distorcia e superficial, ajudando a diminuir o estado de hiperventilação.

Veja como funciona:

A respiração quadrada recebe este nome pelo ciclo formado por quatro etapas, todas com a mesma duração, assim como um quadrado.

Publicidade

A preparação é um passo bem importante no processo. Sente-se confortavelmente no local que preferir. Pode ser no sofá de sua casa, num jardim ou varanda, banco do carro ou até mesmo no trabalho. Mantenha a boca fechada durante o exercício, deixando a respiração acontecer suavemente pelas narinas.

Devidamente posicionado, você irá canalizar toda a sua atenção para a respiração. Feche os olhos e inspire profundamente, contando quatro segundos. A próximo passo consiste em segurar este ar inalado, contando novamente até quatro. Em seguida, expire usando o mesmo tempo, e por fim, mantenha-se sem ar, contando até quatro, pela última vez.

Lembre que o processo é um ciclo contínuo. Volte ao primeiro passo da respiração e continue repetindo esta série, sem pressa. Você poderá testar a respiração quadrada por aproximadamente um minuto. Em casos de tontura, pare o exercício e reinicie, prestando bastante atenção ao tempo dedicado para as pausas. Se persistir, interrompa e tente novamente em outro momento.

Publicidade

Inicialmente, pratique esta respiração por apenas um minuto. Se tudo ocorrer bem, avance para três. Você poderá passar a praticar a respiração quadrada todos os dias para manter uma rotina mais saudável em relação à ansiedade. Com o tempo, se quiser, você poderá aumentar a duração do exercício, utilizando de 5 a 10 minutos, cada vez.

O Instrutor de Ioga Leandro Castello Branco ensinou passo a passo em um vídeo para o canal Personare. Para assistir, clique aqui!

Publicidade