Publicidade

HIPNOSE: É transe ou apenas uma questão de imaginação e interpretação?

Afinal de contas, o que é a hipnose? É um processo de transe ou de imaginação? Charles Bueno esclarece dúvidas sobre o assunto nesta semana

HIPNOSE: Charles Bueno esclarece questões sobre a técnica – FREEPIK/ pressfoto

Alguns pensam que é um estado alterado de consciência. Já outros, chamam de placebo – uma interação com um terapeuta ou uma encenação de caráter apenas imaginário.

Publicidade

Mas, afinal de contas, o que é a hipnose? 

Segundo a American Psychological Association (APA) e as considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência induzido intencionalmente que envolve atenção concentrada e consciência reduzida. Ou seja, é quando uma pessoa é conduzida a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento devidamente orientado a um objetivo e claro – desde que ela se deixe levar pelas sensações estimuladas.

+++ Janeiro branco: se aprofundar no autoconhecimento pode ressignificar traumas e tratar transtornos psicológicos

Essa definição de hipnose é a base para todas as nossas ações, conteúdos, treinamentos para usar da hipnose com excelência.  

Embora essa definição não seja unânime entre os praticantes, estudiosos, não conhecedores e até para os céticos, o fato é que os procedimentos usados ​​para induzir a hipnose são truques que focam a atenção, reduzem a consciência periférica e aumentam a resposta do paciente a entrar no transe.  

Publicidade

Na verdade, a hipnose é um misto de atenção seletiva com desatenção seletiva. Induzimos a capacidade de enfocar e direcionar os pensamentos. Funciona como na terapia cognitivo-comportamental e na meditação, por exemplo. É uma técnica, uma ciência, que usa do poder da mente para estimular sensações boas e minimizar as ruins. Seja como você conseguir entender esse processo, o que vale é compreender que até sozinho (a) você é capaz de controlar a sua mente e a hipnose é um processo, o qual podemos usar e abusar para manter a nossa cabeça no lugar – mesmo em meio a tantas desordens que acabam tirando o nosso eixo central.

+++ Técnica de auto-hipnose para pegar no sono de forma natural e profunda

Que tal fazer agora mesmo? Experimente as sensações e tire as suas conclusões se essa técnica é transe ou imaginação.  

Publicidade

1. Preparação 

Sente-se em um local e uma posição bem confortável e respire profundamente. Fixe o olhar em um ponto de referência e concentre-se neste ponto, inspire de forma profunda, segure o ar por alguns segundos e solte lentamente. 

Faça isso algumas vezes de forma suave, porém, firme e convincente.  

Publicidade

2. Relaxamento 

Esqueça o mundo ao seu redor e relaxe o seu corpo ao máximo.  

Faça uma contagem mental regressiva de 5 a 0 e repita essa ação quantas vezes julgar necessário para relaxar completamente.

Publicidade

+++ A dor é psicológica mesmo, como tantos dizem? 

3. Finalização 

Quando desejar sair do estado hipnótico, conte de 1 a 5 algumas vezes e fale para si que está retomando a consciência de tudo o que há ao seu redor. Com calma, abra os olhos, estique os braços e pernas e respire profundamente.


Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso colunista Charles Bueno está aqui! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!

Instagram: @charlesbuenohipnologo

www.masteremhipnoseclinica.com.br