Publicidade

Teoria de Einstein é confirmada após astrofísicos descobrirem luz por trás de buraco negro

Astrônomos da Universidade de Stanford detectaram luz que vinha detrás de um buraco negro

Cientistas viram luz por trás de buraco negro – Unsplash/ Jacob Ganneman

116 anos depois de Albert Einstein sugerir a teoria da relatividade, em 1905, e propor a existência de luz por trás de buracos negros cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, confirmaram a constatação do físico alemão ao encontrar uma luz detrás de um. 

Publicidade

As observações, divulgadas na Revista Nature nesta quarta-feira, 28, apresentam uma descoberta curiosa em relação a um buraco negro localizado há 800 milhões de anos luz de distância da Terra. 

+++ Livro responde questões da Ciência que você sempre quis saber: ‘Por que as estrelas brilham?’; ‘Qual tamanho da Lua?’; entre outras

O astrofísico Dan Wilkins, de Stanford, detectou uma série de clarões de raio-x que saiam de trás do braco negro. Ele observou que alguns flashes eram menores e de cores diferentes comprovando a teoria da relatividade que diz que os ecos eram consistentes com os raios refletidos por trás de um buraco negro. 

Wilkins explicou mais detalhadamente: “Qualquer luz que entra naquele buraco negro não sai, então não devemos ser capazes de ver nada que esteja por trás do buraco negro. A razão pela qual podemos ver isso é porque aquele buraco negro está deformando o espaço, dobrando a luz e torcendo os campos magnéticos em torno de si mesmo.”. 

Publicidade

+++ Halo solar: ‘Arco-íris redondo’ chama atenção no céu de Cancún; entenda o fenômeno

Roger Blandford, co-autor do artigo destacou que há 50 anos, quando astrofísicos começaram a especular como o campo magnético poderia se comportar perto de um buraco negro, eles não faziam ideia de que seriam capazes de ver um deles já que não tinham técnicas para observar isso diretamente. 

 

Publicidade