Publicidade

Você sabe a diferença? Cúrcuma e açafrão não são as mesmas coisas; veja como diferencia-los

Enquanto um destes alimentos é uma raiz, a outra é obtida em flores raras e considerada uma das especiarias mais caras do mundo

Enquanto um vem de uma raiz, outra é obtida em flores – Pexels

Muitas pessoas tendem a confundir o açafrão e a cúrcuma, especialmente no Brasil, onde a cúrcuma também é chamada de  açafrão-da-terra, no entanto, estas especiarias são muito diferentes. 

Publicidade

Enquanto um vem de uma raiz, outro é obtido através de flores e seu preço é um dos maiores diferenciais na hora da compra. Isso porquê, este último é uma das especiarias mais preciosas do mundo!

+ VEJA TAMBÉM: Antioxidante e anti-inflamatório: veja como preparar e consumir o poderoso shot de cúrcuma

Conheça as diferenças entre estes dois alimentos para não confundir mais:

CÚRCUMA

Publicidade

A curcumina é um composto químico de ocorrência natural encontrado na cúrcuma. A cúrcuma, por outro lado, é a raiz de uma planta cientificamente conhecida como Curcuma Longa, semelhante ao gengibre, e é provavelmente de onde vem o nome da curcumina. 

O açafrão-da-índia cru é frequentemente usado em países do sul da Ásia, embora na Índia o tempero em pó seja mais comum. Lá, ele também é frequentemente referido como açafrão indiano, gengibre amarelo, raiz amarela ou kacha haldi.

Depois que a raiz da cúrcuma é colhida, ela é limpa, curada e então seca. Mais tarde, a raiz seca pode ser vendida como ela é ou moída em um pó fino. 

Publicidade
Saiba diferenciar a cúrcuma e o açafrão
Pixabay

+ VEJA TAMBÉM: Cúrcuma, cebola e mais! Veja como preparar tempero anti-inflamatório que dura até 5 dias na geladeira

AÇAFRÃO

O açafrão é uma das especiarias mais preciosas do mundo! Ele é colhido dos estigmas (local onde fica o pólen) da flor Crocus sativus. Cada flor deste açafrão produz três estigmas de amarelo, cada um dos quais termina com um estigma vermelho-carmesim. 

Publicidade

A combinação de estilo dourado e estigma carmesim constitui o que conhecemos como um fio de açafrão. Esses fios são arrancados à mão e secos, resultando em uma fragrância linda e perfumada, apreciada em todo o mundo.

Bastante raros, para obter 1 kg da especiaria, são necessárias, em média, 75 mil flores. Não é a toa que muitos falsificam o produto e vendem “cabelos” de milho tingidos, no lugar do açafrão por isso é importante estar atento às suas características. 

Saiba diferenciar a cúrcuma e o açafrão
Pixabay

Publicidade