Publicidade

Cientistas poloneses descobrem primeira múmia grávida do mundo, datada do século 1 a.C.; veja imagem

Os responsáveis pelo projeto apelidaram a mulher embalsamada de ‘Senhora Misteriosa’; a causa da morte ainda não foi descoberta

Cientistas poloneses descobrem primeira múmia grávida do mundo, datada do século 1 a.C.; veja imagem – Foto: Warsow Mummy Project/Via BBC

Enquanto achamos que já vimos de tudo, o avanço da tecnologia nos possibilita mergulhar cada vez mais profundamente na história mundial e desvendar os mistérios ‘plantados’ pelos nossos ancestrais.

Publicidade

Neste caso, um grupo de cientistas poloneses, pesquisadores do projeto ‘Projeto Múmia de Varsóvia’, iniciado em 2015, descobriram o único exemplar já visto de uma múmia grávida egípcia embalsamada. A notícia foi compartilhada pelo portal de notícias acadêmico Journal of Archaeological Science nesta última quinta-feira, 29 de abril.

+ VEJA: Alemanha devolverá obras de arte roubadas da Nigéria durante período colonial

De acordo com as informações compartilhadas pelos especialistas responsáveis pela pesquisa, a múmia que ganhou o apelido de “Senhora Misteriosa” teria entre 20 e 30 anos e falecera por volta do século 1 a.C.

A princípio, os cinetistas acreditavam que esta múmia se tratava, na verdade, de um sacerdote do sexo masculino. Porém, quando se deram conta de que aquele ser possuia um feto em seu ventre, se surpreenderam e passaram a analisar quem seria aquela mulher.

Publicidade

+ VEJA: Conheça a chinesa albina abandonada na porta de um orfanato que se tornou modelo

Em uma das passagens descritas no artigo, podemos ler: “Apresentado aqui está o único exemplo conhecido de uma mulher grávida mumificada e as primeiras imagens radiológicas desse feto”.

Após análise, os pesquisadores sugeriram que, pelo tamanho do bebê, a mãe estaria entre o 26° e 30° mês de gestação.

Publicidade

A “Senhora Misteriosa” teria sido doada à Universidade de Varsóvia no ano de 1826 por um homem que teria encontrado a múmia na cidade de Tebas, localizada no Antigo Egito. Os cientistas trabalham agora para desvendar a causa da morte da gestante.

Confira outra imagem:

Cientistas descobrem primeira múmia grávida do mundo; confira a imagem
Foto: Warsow Mummy Project/Via BBC

Publicidade